RPG pode diminuir as dores provocadas pela fibromialgia

0
Woman is getting physical therapy from a professional doctor

 

Considerada uma prática da Fisioterapia, a Reeducação Postural Global reeduca a postura para ajudar a evitar os incômodos provenientes das alterações das curvaturas da coluna

 

Brasília, 3 de novembro de 2020 – Dores generalizadas, fadiga, falta de disposição, distúrbios emocionais e alterações no sono são alguns dos sintomas que uma pessoa com fibromialgia sofre constantemente. Em 90% dos casos, as mulheres são as que mais manifestam a síndrome, que é responsável por atingir o sistema nervoso central.

Não há uma cura registrada para a doença, entretanto, existem tratamentos variados para minimizar os efeitos dela no corpo. A Reeducação Postural Global (RPG) é um desses métodos complementares capazes de amenizar os sintomas que interferem no bem-estar do paciente.

Flávia Correa, fisioterapeuta da clínica Hidrofisio, localizada em Brasília, explica a sua atuação. “A RPG estimula o alongamento das cadeias musculares e favorece a flexibilidade do paciente, o que, consequentemente, diminui o quadro de dor e aumenta a capacidade de mobilidade”, informa.

Considerada uma prática da fisioterapia para tratar as desarmonias do corpo, a RPG possui o intuito de reeducar a postura para ajudar a evitar dores provenientes das alterações das curvaturas da coluna.

Como a síndrome limita o movimento do corpo, a técnica fisioterapêutica ajuda a reduzir as dores, desconfortos e descondicionamento, o que pode trazer grandes benefícios para o dia a dia dos pacientes. Entretanto, é importante ressaltar que os fibromiálgicos possuem baixa tolerância aos exercícios propostos.

“As atividades consistem em posturas que o paciente deve manter por alguns minutos. O tempo, na verdade, varia com a necessidade de cada tratamento. Todos os movimentos são lentos, graduais e progressivos. Não há provocação de dor, mas sim no descomprimento no corpo com objetivo de promover o reposicionamento correto da estrutura corporal”, explica Correa.

Os pacientes acometidos pela síndrome possuem muita rigidez e cansaço, o que ocasiona certa dificuldade para executar o método de RPG, entretanto, isso pode ser melhorado a partir do momento em que se trabalha com as técnicas de alongamento junto com a conscientização corporal e ativação da musculatura respiratória.

Terapias complementares como Acupuntura, Pilates e Hidroterapia também são grandes aliados para otimizar os resultados dos tratamentos contra a fibromialgia – e atuam como incrementos para a Reeducação Postural Global.

Novidade

 

Atenta às demandas do mercado, a Hidrofisio é a primeira clínica de Fisioterapia do DF – e umas das primeiras no Brasil – a adquirir o Recupero, equipamento criado por pesquisadores da USP, de São Carlos, que oferece um novo método de tratamento para pacientes acometidos de fibromialgia – a terapia foto sônica.

“Esse método não provoca efeito colateral e conseguiu controlar a dor em noventa por cento dos pacientes. Tanto a terapêutica quanto o Recupero são inéditos no mundo. O equipamento combate a fibromialgia e é fruto do trabalho de oito anos de pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP”, explica Karina Reis, diretora da clínica Hidrofisio, lembrando que ele serve também para controlar as dores, gerando um consequente bem estar e diminuição do uso de remédios.

SERVIÇO:

Hidrofisio Sudoeste

End.: CLSW 303 Bloco B loja 8

(61) 4042-8080

Hidrofisio Taguatinga Norte

End.: QNA 02 Lote 17

(61) 3563-4653

Hidrofisio Taguatinga Sul

End.: QSE AE 16 lote 05

(61) 3967-4859

Hidrofisio Ceilândia Sul

End.: QNM 03 conj. O lote 27

(61) 3965-4653

anuncio patrocinado
Anunciando...