Rio terá turnos de trabalho para diminuir aglomerações nos transportes públicos

Para tentar reduzir as aglomerações nas ruas e no transporte público, a Prefeitura do Rio anunciou neste domingo que será editado um decreto, provavelmente nesta segunda-feira, definindo horários diferentes para as atividades que ainda podem funcionar nas áreas de serviços, comércio e indústria. Segundo o prefeito Marcelo Crivella, a medida será tomada porque teriam fracassado as tentativas de acordo com empresários para estabelecer estas escalas para o início e o fim do expediente. O objetivo é diluir a movimentação dos trabalhadores e, assim, evitar que haja grande circulação destas pessoas em períodos curtos da manhã e da tarde.

— O início do primeiro turno (de trabalho) será para os setores das fábricas, depois as atividades essenciais e, na sequência, o setor de serviços. Essa medida tem por objetivo acabar com a lotação dos meios de transportes, evitando aglomerações contagiosas. Todos os esforços feitos pela Guarda Municipal, Polícia Militar e pelos fiscais da Secretaria municipal de Transportes se mostraram ainda insuficientes. Por falta de implementação voluntária (da escala de horários), passará a vigorar por força de lei — disse o prefeito.

A decisão foi tomada após uma nova reunião do gabinete de crise. A ideia de escalonar os horários surgiu no dia 13 de março, quando a prefeitura anunciou as primeiras medidas restritivas para tentar conter o avanço da pandemia no Rio, como a suspensão das aulas na rede pública, o cancelamento das férias dos profissionais de saúde e o adiamento de eventos. Na ocasião, o prefeito afirmou que havia combinado com empresários que o primeiro horário da indústria seria às 6h, do comércio às 8h e dos serviços, às 10h. O prefeito não confirmou, no entanto, se será esta a escala seguida nem a partir de quando ela entrará em vigor.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.