Quartos saudáveis: HBC traz inspirações e dicas de como ter um espaço perfeito para a promoção da saúde e sono reparador

0

Apresentando os dormitórios assinados por profissionais de arquitetura para a 1ª Mostra Casa Saudável, os especialistas da Healthy Building Certificate destacam a importância de uma noite bem dormida e de um ambiente projetado com estrutura adequada e saudável

 

Assinado pelos escritórios IDEIA Arquitetura Transformativa e MORAIS Arquitetura, o Quarto do Jovem Saudável revela que é possível atender aos requisitos de saudabilidade, sem deixar o estilo de lado | Foto: Beto Lima

Considerado o templo sagrado das casas, o dormitório deve nos proporcionar condições adequadas para que tenhamos momentos de relaxamento e consigamos alcançar um sono capaz de repor nossas energias dia após dia. Sem o devido cuidado com o ambiente, os especialistas da Healthy Building Certificate, empresa que presta consultoria, certifica construções saudáveis e realiza a 1ª edição da Mostra Casa Saudável, aberta na capital paulista até o dia 7 de novembro, explicam que a saúde pode estar em risco.

“O corpo humano obedece a alguns ciclos da natureza, como o claro-escuro, por exemplo. Espera-se que trabalhemos durante o dia e repousemos durante a noite para que possamos nos recompor visando a vivência no dia seguinte”, discorre Allan Lopes, fundador e diretor global da HBC, que atua no Brasil e no exterior. A partir do momento que não se vivencia as condições ideais para a realização desse processo, o ser humano está sujeito a possíveis desequilíbrios físicos e hormonais, variações de humor, infecções recorrentes – como resfriados recorrentes, por exemplo e, em casos mais graves, até mesmo doenças cardiovasculares.

Mas quais são os cuidados a serem considerados para a realização de um quarto saudável propício para um descanso verdadeiramente reparador? Ainda segundo Lopes, abolir o uso de produtos tóxicos para a construção, ter um ambiente iluminado durante o dia e completamente escuro no tempo noturno, mitigar os ruídos que possam atrapalhar o sono e dar preferência para o uso de móveis que não levem usos de colas e vernizes tóxicos em sua composição podem ser o começo de um caminho a ser trilhado em busca do ambiente ideal.

Na Mostra Casa Saudável, cinco propostas de dormitórios 100% saudáveis são apresentadas aos visitantes. Confira mais detalhes de cada espaço com as propostas idealizadas pelos profissionais responsáveis:

Quarto de Hotel SKY

O ambiente conta com soluções que proporcionam bem-estar e saúde aos hóspedes, assim como a preocupação com a saúde e sustentabilidade | Fotos: Beto Lima

Quem visitar o ambiente do Hotel SKY, assinado pela engenheira Lourdes Cristina Printes e pela arquiteta Flávia Burin, por alguns minutos se sentirá diretamente no clima de Gramado, cidade turística da Serra Gaúcha. A suíte é uma reprodução fiel do local, trazendo marcenaria, paleta de cores, enxoval e fotos. Com 37 m², o projeto é o sinônimo de paz e aconchego.

Entre as soluções saudáveis estão as tomadas nas distâncias corretas em relação à área de repouso, visando o isolamento dos campos eletromagnéticos.  As ondas eletromagnéticas emitidas por aparelhos eletrônicos presentes não só nos quartos, mas em toda a casa, podem trazer irritabilidade, insônia e dor de cabeça em até 10% da população mundial que é considerada eletrossensível, de acordo com estudos divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Outra preocupação foi a não utilização de cromo nos metais, além de tintas em que os Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) não estivessem presentes. Conhecidos como componentes químicos presentes em materiais sintéticos ou naturais, os COVs ao entrar em contato com a atmosfera se transformam em gases prejudiciais à saúde e podem causar dores de cabeça, alergia, irritação nos olhos, nariz e garganta, falta de ar, fadiga e em casos mais graves e de maior exposição ao composto, danos ao fígado e ao sistema nervoso central.

No décor, cinza azulado escolhido para a cor das paredes seguiu estudos de Cromoterapia que estimulam o repouso e o bem-viver. Para garantir um sono tranquilo, o colchão é produzido em látex natural – considerado ergonômico, confortável e livre de espumas tóxicas, pois se molda perfeitamente aos contornos do corpo.

Quarto com Home Office 

Com o estilo industrial marcado pela presença da serralharia e parede de tijolinhos, o especialista mostra que é possível aliar beleza e saudabilidade no mesmo espaço. | Foto: Luis Gomes

Morar e trabalhar em ambientes saudáveis reflete diretamente na qualidade de vida dos indivíduos. Com a pandemia, estes espaços, que até então eram distintos, quebraram essa separação e o escritório, para muitos, fixou-se de vez na estrutura de casa. Diante dessa realidade, o arquiteto Bruno Moraes trabalhou em um projeto que uniu as soluções de arquitetura de interiores saudável em uma conjunção entre dormitório e home office.

A mesa com regulagem de altura é um dos grandes diferenciais do projeto! | Foto: Luis Gomes

Com 30 m², o ambiente tem, entre os destaques, uma estante executada com sobras de obra. A estrutura metálica que viraria entulho, passou por um processo de reciclagem e foi reaproveitada. A mesa de trabalho, essencial para as atividades de home office, expressa a preocupação de Bruno. No modelo desenhado por ele, é possível regular a sua altura, possibilitando alternar entre períodos em pé e sentado, melhorando também a circulação do corpo. Ao lado, uma poltrona de leitura permite relaxar após o expediente, colaborando com a saúde mental.

Quarto Jovem Saudável

Espécies de plantas como as Jiboias pendentes, Clorofitos e Costela-de-Adão proporcionam bem-estar e purificam o ambiente! | Foto: Beto Lima

Inspiradas em um jovem, que ainda mora com a família e ama música, arte, natureza e o seu cachorrinho, as arquitetas Candice Ruwer Vidor e Rejane Pimenta, da IDEIA Arquitetura Transformativa, e Luciana Morais, da MORAIS Arquitetura, realizaram o projeto Quarto Jovem Saudável. Com 12 m², o espaço conta com layout setorizado, colaborando para a fluidez da circulação e o conforto do morador. O colchão de látex natural foi posicionado em um deck feito em madeira Bambu e o piso de madeira combina com os tons verde-claros das paredes, remetendo à natureza.

Na marcenaria, chama atenção uma bancada em formato curvo e prateleiras em madeira de reflorestamento e revestidas de madeira Cerejeira natural. A parede foi composta por painéis de madeira de reflorestamento, revestidas com lâmina de Louro Freijó e cortadas a laser. Outras soluções importantes são a presença de plantas, ventilação e iluminação natural. São eles que ajudam a garantir a boa qualidade do ar e evitam a proliferação de fungos, bactérias e mofos.

Quarto Saudável do Bebê Natura

Adaptável de acordo com a idade dos pequenos, o quarto expõe a combinação de elementos naturais e não tóxicos, garantindo a segurança e saúde das crianças | Foto: Beto Lima

Assinado pela arquiteta Adriana Palermo, o Quarto Saudável do Bebê foi concebido como uma extensão do útero materno, pois para o bebê a presença da mãe é primordial em todos os momentos. Inovador, o projeto foge do convencional rosa e azul e não apresenta um berço, mas sim um moisés que pode ser transportado para outros ambientes, como o quarto dos pais.

De acordo com o crescimento do bebê, o espaço pode ser adaptado até que a criança consiga dormir sozinha. Segundo a profissional, é nesse local que ela conhecerá o mundo e, por isso, não podem faltar elementos que contribuam para o desenvolvimento de sua autonomia. Guarda-roupas, cestos de brinquedo e a cama são expressas em um altura mais baixa de forma que os pequenos alcancem sem a necessidade de apoio.

Ainda segundo Adriana, a percepção de espaço nos bebês é muito mais abrangente do que nos adultos, envolvendo os 5 sentidos. Com isso, seu projeto evoca formas curvas e cores neutras que proporcionam graça, sem estimular em excesso. Materiais naturais e não tóxicos, iluminação suave e boa ventilação propiciam bem-estar e saúde aos pequenos moradores. Assim, os benefícios se estendem no campo emocional, psicológico e físico.

Quarto Ciclo Circadiano 

A experiência sensorial acontece com a diminuição da luz, representando o entardecer, no cheiro de ervas e na predominância de materiais naturais que conferem ao tato a sensação de afeto e reintegração com a natureza | Fotos: Beto Lima

Respeitando o Ciclo Circadiano, nosso organismo se regula entre o dia e a noite, garantindo um descanso reparador e a manutenção da saúde. Pensando em maneiras de proporcionar o mesmo ritmo em meio às novas tecnologias e a vida agitada nos grandes centros urbanos, os arquitetos Manoel Sodré Veiga e Márcio Casado desenvolveram este quarto inovador com a presença de materiais naturais, como a cabeceira de Taipa de Pilão, que coopera no intuito de manter o quarto fresco e inibir os ruídos externos.

Com a tecnologia de monitoramento e automação, um aplicativo serve de guia na preparação diária para dormir. Através de uma simulação do anoitecer, orienta o usuário ao relaxamento, induzindo ao sono. Junto a isso, garante as condições ideais para um sono sem a interrupção de suas fases, assegurando o acordar no momento correto – segredo para a saúde e o bem-estar.

Em pouco mais de 14m², o projeto aposta na entrada de luz natural por meio de uma janela automatizada que permite a entrada dos raios solares de forma controlada e sem excesso para não esquentar demais o ambiente. Um filtro de ar garante qualidade do ar com ionização e plantas para manter o ar úmido e saudável.

Sobre a Mostra Casa Saudável 

Com o objetivo de despertar a consciência de que as edificações construídas moldam a saúde e experiência de bem-estar pessoal e coletivo, a HBC inaugurou em setembro a 1ª edição da Mostra Casa Saudável. Aberta ao público até 7 de novembro, a casa traz os principais avanços na promoção da saúde e wellness nos campos da medicina, estilo de vida, nutrição e arquitetura e reúne grandes nomes do mercado de arquitetura que assinam o projeto de reforma e construção de 17 ambientes em um casarão localizado na Avenida Pedroso de Morais, 2.188, no bairro Alto de Pinheiros.

Sobre a HBC

A Healthy Building Certificate (HBC) tem o objetivo de tornar as pessoas o foco de todos os espaços, proporcionando mais saúde e bem-estar a elas. A empresa, que está no mercado brasileiro desde 2014 e possui sede nos Estados Unidos, oferece suporte, consultorias e diferentes tipos de certificações para projetos, obras, edificações, produtos e profissionais da área da construção civil, sempre com o propósito de implementar a cultura da Construções Saudáveis no Brasil e no exterior.

Outubro / 2021

anuncio patrocinado
Anunciando...