Qual a importância de incentivar o empreendedorismo nas escolas?

Para algumas pessoas pode parecer até mesmo inusitado e impossível, mas está ficando cada vez mais fácil começar a ensinar e incentivar que os jovens entendam sobre o empreendedorismo. 

Para isso é importante saber trabalhar com a educação empreendedora e conseguir desenvolver bons métodos de ensino que tenham resultados satisfatórios.

Ao contrário do que dizem, empreender não é um talento que apenas algumas pessoas nascem, mas sim um modo de desenvolver habilidades ao longo da vida.

Continue acompanhando o conteúdo para entender melhor!

Entenda o que é educação empreendedora

Podemos dizer que o conceito da educação empreendedora está ligado ao das metodologias chamadas “ativas”. 

Quer dizer que o aluno está basicamente no centro do processo de sua aprendizagem, construindo o seu conhecimento de forma praticamente autônoma e participativa.

Ele começa então a absorver os conteúdos através de desafios, ações, projetos e resoluções de problemas reais. 

Com isso em mente, está certo dizer que queremos que as crianças desenvolvam atitudes e mentalidade empreendedoras, assim encontrando soluções para os mais diversos problemas da vida.

Por que ensinar o empreendedorismo na escola?

Quando as crianças e jovens começam a ter esse ensinamento nessa idade, eles desenvolvem melhores atitudes e iniciativas empreendedoras, mesmo que ainda não saibam qual será o projeto da sua vida.

Eles podem ser os protagonistas de sua história, pois começam a conhecer melhor duas potencialidades, buscando ou criando oportunidades.

Além disso, ensinar empreendedorismo ajuda na melhora da comunicação, a persistir quando acontecem falhas e desenvolver uma personalidade mais flexível para enfrentar diversos obstáculos.

Com isso, é mais certo que ficarão mais felizes e até mesmo bem sucedidos independente de qual carreira escolherem seguir ou se pensam em como abrir um negócio com pouco dinheiro no futuro.

Mais uns bons motivos para ensinar empreendedorismo na escola:

  • Pensamento crítico;
  • Colaboração;
  • Comprometimento;
  • Planejamento.

É incrível como um bom ensino pode ajudar nossas crianças, não é mesmo? Mas quer saber melhor como começar a aplicar isso? Vamos lá.

Saiba como ensinar

A nova Base Nacional Comum Curricular é composta por 10 competências que devem ser seguidas e ensinadas nas escolas. O empreendedorismo vai de encontro com diversas delas.

A educação empreendedora pode ser aplicada em diferentes níveis de ensino, começando pelo Ensino Fundamental mesmo, já que uma das suas metas é influenciar as crianças a tomarem decisões sozinhos, assim desenvolvendo responsabilidade por suas ações.

Para planejar melhor como será abordado, as escolas podem contar com apoio de ONGs e entidades que já trabalham com o desenvolvimento de projetos sobre empreendedorismo.

Mas é bom lembrar que esses projetos da BNCC devem ser implantados no ensino das escolas até 2021.

Exemplos de ensino

Um colégio em Guarulhos implantou o Projeto Empresa Jovem, incentivando que os alunos comecem a ter uma visão e atitudes de empreendedores.

Com isso, vem outras habilidades, como a capacidade de trabalhar em grupo, resolver diversos problemas, a sociabilidade, entre outras.

O projeto incentivou que os alunos criassem currículos e perfis na rede social LinkedIn e separou alguns grupos como Socioambiental, Marketing, Tecnologia Educacional e Acadêmica.

As ideias desenvolvidas são diversas, como a substituição de copos descartáveis por algum que seja sustentável, ou seja, reutilizável. Também investiram na ideia de capacitação dos professores através do Google for Education, e muitas outras.

Invista no futuro

Esperamos que ao ler este conteúdo você tenha entendido a importância de fazer um bom investimento na educação do empreendedorismo para jovens na escola.

Isso porque os jovens não vão apenas aprender a empreender, mas também a desenvolver uma personalidade que ajudará em diversas áreas da vida.

E podem ser citadas algumas habilidades como participar mais de debates, decisões, discussões, saber opinar e até mesmo como ganhar uma renda extra, por exemplo.

Por isso, continue pesquisando e estudando como começar a implantar isso para que seus alunos vejam a escola como referência de bom futuro.

Conteúdo produzido por: Sther Freire – Produtora de Conteúdo do Meu Ideal

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.