PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO

0

Primavera dos Museus e Semana do Educador

 

De 20 a 26 de setembro, o CCBB Educativo- Arte e Educação desenvolve uma programação especial dentro de um movimento nacional. Trata-se da Primavera dos Museus, uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem atividades especiais voltadas para um mesmo tema. Em sua 15ª edição, o tema escolhido é: “Museus: perdas e recomeços, uma reflexão sobre a atuação dos museus nesse momento tão delicado”.

A Semana dos Museus também engloba a Semana do Educador, com encontros temáticos abordando as exposições “Brasilidade Pós-modernismo – Arte Contemporânea Brasileira pós Semana de 1922″, (CCBB Rio de Janeiro); “Leandro Erlich”, (CCBB Belo Horizonte) e “O Legado de Morandi”, (CCBB São Paulo).

Com atividades que podem ser acompanhadas em todo o Brasil, graças a acessibilidade digital, o CCBB Educativo oferece uma rica programação a públicos diversos que buscam se informar, aprender e se divertir sem abrir mão da segurança da própria casa. A todo momento, o público pode visitar o site www.ccbbeducativo.com  para acessar um vasto acervo de atividades digitais já realizadas nos CCBBs de todo o país. Para quem preferir a experiência presencial, também há a possibilidade das Visitas Mediadas, Visitas Mediadas em Libras e Lugar de Criação ao longo da progamação.

Sobre o CCBB Educativo

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

 PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

 

25/09- LUGAR DE CRIAÇÃO- Oficina de Saberes

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz.

Serviço:

Sábados às 15h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

 

22/09 – TRANSVERSALIDADES -“Conhecimentos molhados, tramas de aprendizagem, pedagogias em público: imaginar é uma práxis (Primavera dos Museus)”, com Monica Hoff

Sinopse: Neste encontro, Mônica Hoff abordará as ideias de conhecimentos molhados, tramas de aprendizagem e pedagogias em público a partir de investigações e projetos desenvolvidos nos últimos anos no entrecruzamento (ou na mediação) das práticas artísticas, curatoriais e educativas nos quais trata de pensar outras formas de organização como modo de construir outras formas de aprendizagem e de mundo.

Mônica Hoff é artista, curadora e pesquisadora. Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019), com pesquisa sobre artists-run art schools e como metodologias artísticas se convertem em pedagogias instituintes e estas em escolas; e Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), com pesquisa sobre o fenômeno educational turn e o contexto de arte brasileiro. De 2006 a 2014, coordenou o Programa Educativo da Bienal do Mercosul.

 

Serviço:

Quarta-feira, às 15h.

Duração: 2 horas

Encontro em formato webinar, via zoom ao vivo

Acessível em Libras

Vagas: 100

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 16 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

21 a 24 – Visitas Patrimoniais

O que é: Visitas mediadas com foco no patrimônio cultural de Brasília
em diálogo com a história do CCBB nesta cidade. Vamos também visitar
diversos pontos do DF mapeados pelos educadores.

Serviço:

21/9 (terça), às 18h

22/9 (quarta,) às 18h

23/9 (quinta,) às 12h

24/9 (sexta), às 12h

Encontro em formato webinar, via zoom ao vivo

Acessível em Libras

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

22 a 24 – Semana do Educador

O que é: Semana do Educador é o projeto de formação em arte e educação para professores, educadores e coordenadores pedagógicos de escolas, projetos sociais e instituições culturais do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação. Por meio de encontros virtuais síncronos com abrangência nacional, os participantes tomam contato com as pesquisas, estratégias e metodologias utilizadas pelos educadores do programa em atividades de mediação cultural realizadas nas exposições em cartaz nos CCBBs. A participação nas atividades é gratuita e certificada, com acesso a materiais de apoio e ao Convite à Ativação, publicação do programa em diálogo com as exposições temporárias. Também são partilhadas orientações sobre agendamento de visitas virtuais síncronas para grupos de estudantes.

Dia 22 de setembro, quarta, às 10h. Brasilidade Pós-modernismo – Arte Contemporânea Brasileira pós Semana de 1922, em cartaz no CCBB Rio de Janeiro.

 

Dia 23 de setembro, quinta, às 10h. Leandro Erlich, em cartaz no CCBB Belo Horizonte.

Dia 24 de setembro, sexta, às 10h. O Legado de Morandi, em cartaz no CCBB São Paulo.

Duração: 2h

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos

Acesso: Evento gratuito.

Link para inscrição no www.ccbbeducativo.com

23/09 – Processos Compartilhados  – “Produzir Arte é Produzir Encontros (Primavera de Museus)”, com Ania Rodriguez e Karen Ituarte

O que é: Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, produtores, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural, o curso aborda aspectos dos trabalhos de diferentes áreas da indústria cultural.

Sinopse: Produzir arte é produzir encontros. O encontro entre o artista e seu público. Entre a expressão de um e o olhar do outro. Entre experiências e sentimentos. Entre o mercado e a história. Entre o local e o universal. A arte e a vida das pessoas. A próxima edição do Processos Compartilhados, terá como convidadas Ania Rodriguez, sócio-diretora e a Karen Ituarte, Gerente de projetos da Arte A Produções. O currículo desta produtora traz consigo 27 projetos culturais em 16 anos de experiência. Parte desta história é escrita em parceria com consagradas instituições internacionais como o Museu Estatal de São Petersburgo; Barbican Centre – Londres; Australian Centre for the Moving Image (ACMI); Museu de Bellas Artes – Cuba; entre outras. Será um encontro onde se compartilhará o universo da produção de grandes exposições, tratando de temas invisíveis ao grande público.

Ania Rodriguez é sócia fundadora da Arte A Produções. Atuando desde 2002 na curadoria de exposições de arte, sua primeira mostra no Brasil foi a ‘Arte de Cuba’, que contou com seu profundo conhecimento da arte cubana. Nascida e criada em Havana, Ania Rodríguez se formou em História da Arte na Universidade de Havana e foi professora do ISA – Instituto Superior de Arte de Cuba. Junto com Rodolfo de Athayde, é sócio-fundadora da Arte A Produções, participando de seu núcleo de curadoria e criação de projetos. Em muitas das exposições idealizadas pela Arte A Produções, Ania Rodríguez foi a responsável pelos textos dos catálogos e pela concepção curatorial das exposições.

Serviço:

Quinta-feira, às 14h

Duraçã0: 3 horas

Vagas: 100

Encontro em formato webinar, via zoom

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 16 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

Acesso: Evento gratuito.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

24/09 – LABORATÓRIO DE CRÍTICA – Os eternos recomeços dos museus (Primavera de Museus)”, com Cauê Alves

O que é: Reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, em diálogo com a programação do CCBB. Busca especialmente um diálogo com estudantes de artes, jornalismo, museologia, curadoria e história.

Sinopse: O laboratório irá discutir fragilidades e possibilidades da curadoria em museus no Brasil. A partir da problematização da relação entre continuidade e recomeço, a proposta é apresentar e debater algumas experiências curatoriais em museus, suas limitações, ambições, relações com a tradição, aberturas para outros campos e para o porvir.

Cauê Alves é professor do Departamento de Artes da PUC-SP. É curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo e entre 2016 e 2020 foi curador-chefe do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, MuBE. Foi curador assistente do Pavilhão Brasileiro da 56ª Bienal de Veneza (2015) e curador-adjunto da 8ª Bienal do Mercosul (2011). É autor de diversos textos sobre arte, entre eles, texto no catálogo da exposição Mira Schendel, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, e Pinacoteca do Estado de São Paulo (2014) e Tate Modern, Londres (2013).

Serviço:

Sexta-feira, às 14h.

Duração: 3 horas

Encontro em formato webinar, via zoom

Vagas: 100

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 16 anos

Acesso: Evento gratuito.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

PERCURSO – PODCAST CCBB EDUCATIVO

O que é: Um podcast mensal, de caráter cultural, realizado pela equipe Programa CCBB Educativo – Arte & Educação. Com previsão de dez edições lançadas entre janeiro e outubro de 2021, seu conteúdo articula entrevistas e comentários críticos a partir de atrações da programação do Centro Cultural Banco do Brasil, além de memórias recentes de atividades realizadas pelo Programa CCBB Educativo. A cada edição, o programa aborda obras de cinema, teatro, música e artes visuais em diálogo com um tema específico, articulando-se ainda aos eixos temáticos que atualmente orientam as atividades do Programa CCBB Educativo: Cultura de acessibilidade, Recursos digitais em aulas nas artes, Educação, cultura e processos decoloniais, e Natureza e Cultura. Partindo de abordagens reflexivas e pedagógicas, Percurso destaca caminhos, processos, conceitos e contextos relacionados à programação cultural e educativa do Centro Cultural Banco do Brasil.

PODCAST#8: Passeio

Neste programa, conversamos com Liz Sandoval, arquiteta e curadora da mostra “Cinema Urbana”, convidamos a diretora Duda Maia para uma conversa crítica a partir do espetáculo “Vamos comprar um poeta?”, falamos com a educadora Janine Magalhães sobre a exposição “Brasilidade e Pós-modernismo” e refletimos sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Serviço:

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos

Local: redes do CCBB, BB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

anuncio patrocinado
Anunciando...