Policiais civis do DF ameaçam entregar cargos e parar serviço voluntário

Medidas podem ser tomadas em resposta ao presidente Bolsonaro, que negou enviar a MP com aumento da categoria

 

Policiais civis do Distrito Federal se reuniram, nesta segunda-feira (30/12/2019), em frente ao Departamento de Polícia Especializada (DPE) para reivindicar o reajuste salarial da categoria. A assembleia extraordinária foi marcada na sexta-feira (27/12/2019), após a negativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de enviar medida provisória com aumento para agentes, escrivães e delegados da capital.

Durante o ato, os agentes e escrivães ameaçaram entregar cargos de chefia e paralisar serviços voluntários a partir de fevereiro. Também foi aprovado por unanimidade o estado de assembleia permanente, com previsão para próxima reunião na volta do recesso do governador Ibaneis Roch (MDB), quando irão discutir possibilidade de manifestações em frente aos palácios do Buriti e Planalto.

Promessa de campanha do governador, o pedido de aumento foi enviado em fevereiro ao âmbito federal. Em setembro, após ser interpelado pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Rodrigo Franco, Bolsonaro afirmou que só o concederia o reajuste caso os militares do DF também o recebessem. Desde então, as forças de segurança intensificaram a discussão para obter o incremento nos contracheques.

A expectativa era de que a medida provisória fosse enviada pelo presidente da República ainda neste ano. Alegando não ter previsão orçamentária, Bolsonaro não atendeu ao pedido. Em vez disso, se comprometeu a articular, em fevereiro de 2020, um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) com acréscimos de 8% às folhas de pagamento.

“Existe, sim, previsão orçamentária para a (Polícia) Civil, mas Bolsonaro se comprometeu em dar a mesma coisa ao mesmo tempo, mas não editou a medida. Agora, se dispôs a enviar um PLN de 8%, sendo que a categoria precisa é dos 37%”, reivindicou Franco, mais conhecido como Gaúcho.

“É isso que nós queremos ou vamos brigar por mais? Lutamos por isso nos últimos três anos e eu quero mais”, continuou o sindicalista.

Confira fotos da reunião:

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.