PATRIMÔNIO DA VILA PLANALTO ESTÁ EM RUÍNAS E NÃO PODE ESPERAR

Muito tem se falado dos efeitos da pandemia para a economia, para a saúde, para a cultura… Porém, a pandemia também poderá ter um efeito devastador para a preservação do que resta do patrimônio histórico de Brasília edificado em madeira na Vila Planalto.

E, até agora nenhuma providência tem sido tomada por parte dos gestores, depois que o “oba-oba” das comemorações do aniversário de Brasília arrefeceram, o assunto parece que foi para o limbo do esquecimento mais uma vez!

É vergonhoso que em plena capital da República , as cinco casas que são remanescentes da construção da cidade e que são os únicos exemplares da arquitetura modernista em madeira que poderia compor com a arquitetura em concreto estejam assim deterioradas, quase que completamente destruídas mesmo sendo consideradas de preservação rigorosa num decreto de tombamento que já tem mais de 30 anos!

Já são 30 anos de descaso e promessas vazias e as casas estão se deteriorando!
Quero saber, onde estão os projetos executivos dessas casas? O GDF tem arquitetos? Onde está a Secretaria de Desenvolvimento Urbano desse governo, eles sabem que Vila Planalto existe?

Por que até agora não orçaram em quanto ficará a restauração? Brasília ainda tem Subsecretaria de Patrimônio? Até quando vamos ter que esperar, até não restar mais nada para restaurar?

Em janeiro, o Secretário de Cultura visitou o local, agora estamos em Julho… onde estão os projeto executivos das casas?

Agora virá a seca, virão os ventos fortes, as chuvas… e as casas sofrendo a ação do tempo e do esquecimento… até quando????

Estou cansada com todo esse descaso.
É a História de Brasília que está virando ruínas!
Casas de madeira são sustentáveis e essas restaurações não custam absurdos aos cofres públicos!

Respeito com a Vila Planalto , que esse governo aja e pare de nos ignorar. O patrimônio pede socorro!

Até quando????

Vou continuar cobrando senhor Secretário de Cultura, Senhor Governador, e seja lá quem for!

Leiliane Rebouças.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.