Fiat Toro teve depreciação de 18,06%, segundo levantamento da KBB Brasil. Ford (com quatro modelos), Renault e Citroën completam a lista
s primeiros seis meses iniciais de 2019 foram positivos para o mercado automotivo. Afinal, a venda de automóveis e comerciais leves obteve crescimento de 10,8% em relação ao mesmo período de 2018, de acordo com a Fenabrave.
O trabalho é baseado em veículos com ano/modelo 2019, vendidos como 0KM entre janeiro e junho deste ano e que já possuíam ofertas no mercado de seminovos em janeiro. Mais de 400 versões foram analisadas.
A depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo – e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas.
Entre os carros analisados, as montadoras Fiat e Ford são as que mais apresentaram modelos entre os que mais perderam valor nos primeiros seis meses de 2019.
As duas primeiras posições são da italiana Fiat, com a picape Toro tendo a maior perda de valor: 18,06%. Em seguida, vem a Strada, com 17,83%.
A norte-americana Ford aparece com três modelos entre o 3º e 5º lugar. O Focus Fastback conta com índice de 17,76%, seguido pelo Focus, com 16,18%, e do KA Sedã, com taxa de depreciação de 15,91%.
Completam a lista a Ranger, com 14,70%; o Citroen AirCross, que perde 14,48%; e o Grand Siena, com queda de 14,35%.
Marca/Modelo |
Depreciação Jan/19 a Jun/19 |
Fiat Toro | -18,06% |
Fiat Strada | -17,83% |
Ford Focus Fastback | -17,76% |
Ford Focus | -16,18% |
Ford KA Sedan | -15,91% |
Fiat Weekend | -15,47% |
Renault Duster Oroch | -14,73% |
Ford Ranger | -14,70% |
Citroen AirCross | -14,48% |
Fiat Grand Siena | -14,35% |
Big Data
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.