O que faz um consultor de Marketing Digital? – Confira em detalhes!

O que faz um consultor de Marketing Digital? Esse profissional desenvolve uma estratégia para promover uma marca através de todos os canais que a web disponibiliza. Uma figura cada vez mais importante solicitada por empresas de todos os setores.

A transformação digital exige novos profissionais. O consultor de marketing digital é uma pessoa que supervisiona as estratégias de marketing digital como um todo, como SEO, Conteúdo ETC..

Seu objetivo é promover a empresa e dar a conhecer a marca, interceptar novos clientes, fidelizar os clientes estabelecidos e melhorar o posicionamento da marca, explorando todos os canais digitais oferecidos pela web.

Do Google Ads ao gerenciamento de redes sociais, da otimização de mecanismos de busca (SEO) ao email marketing, suas atividades são múltiplas. Todos eles, no entanto, perseguem o mesmo objetivo e para isso devem proceder de forma coordenada e coerente. Leia conosco e entenda melhor sobre o que faz um consultor de Marketing Digital. Vamos lá!

Quem é o consultor de marketing digital?

Afinal, o que faz um consultor de Marketing Digital? O consultor de marketing digital é um profissional de marketing online capaz de desenvolver estratégias digitais utilizando múltiplos canais de marketing. Ele não é apenas um consultor de SEO, nem está preocupado apenas com o marketing de mídia social. Seu alcance de ação é de 360 graus.

Mais do que detalhar as ações individuais, fornece à marca ou empresa uma assessoria estratégica, indicando como direcionar as diferentes atividades. Ele também pode lidar com isso na prática, se necessário.

Porém, em geral, por exemplo, o consultor de marketing digital sabe escrever um post no Facebook, mas sua tarefa é direcionar o gerente de mídias sociais da empresa e padronizar as atividades dos diversos departamentos.

O que faz um consultor de Marketing Digital?

O consultor de marketing digital, ou gerente de marketing digital, supervisiona todos os canais de comunicação online. O ponto de partida para a sua consultoria é sempre uma análise preliminar do mercado de referência da marca, do seu posicionamento atual, das atividades de marketing digital dos concorrentes, dos potenciais clientes e do público-alvo.

Só a partir desta análise poderá desenvolver estratégias específicas para cada canal. Quais são as necessidades dos usuários potencialmente afetados? Como interceptá-los? Como se diferenciar? Essas são as perguntas que o consultor deve se fazer.

O objetivo de sua ação é conduzir tráfego qualificado no site graças às ações de marketing de conteúdo direcionadas, aumentar a visibilidade da empresa nos resultados dos buscadores, melhorar os negócios online e, finalmente, aumentar as vendas.

Áreas de ação do Consultor de Marketing Digital

  • Marketing de mídia social;

  • Marketing de conteúdo;

  • Publicidade online;

  • SEO e SEM;

  • Relações públicas digitais;

  • Marketing de entrada;

  • Marketing direto;

  • Geração de leads.

Dependendo das necessidades e características da empresa para a qual oferece sua assessoria, o gerente de marketing digital se concentrará em uma ou mais áreas específicas.

Aprofundando e dedicando mais recursos aos canais que se mostrem mais eficazes, sempre com base no target e no mercado de referência. Por exemplo, pode ser vantajoso para uma empresa desenvolver um plano de marketing de mídia social muito preciso, para outra trabalhar em e-mail marketing e newsletters.

As ferramentas e habilidades

Além de ter um conhecimento amplo e generalizado dos mercados, possuir excelentes habilidades de comunicação e obviamente conhecer os princípios do marketing, o consultor deve saber utilizar diferentes ferramentas.

Estes incluem Google Analytics, Google Adwords, insights de todas as redes sociais, Mailchimp e muito mais. Seu treinamento e sua atitude devem ser versáteis. Por um lado ele deve saber escrever corretamente e ter um profundo conhecimento da língua, por outro ele também deve saber mexer com os números.

O marketing digital trabalha em grande parte com dados. Os resultados de uma ação estratégica devem ser sempre precisos e mensuráveis. Portanto, além de saber utilizar as ferramentas que auxiliam na coleta e gestão de dados, para trazer resultados ele deve saber fazer uma leitura contextualizada.

Quanto ganha um consultor de marketing digital?

Os ganhos do consultor de marketing digital variam de acordo com sua experiência. Se ele conseguir atingir grandes empresas e multinacionais, sua renda aumentará muito. Em média, um consultor de marketing digital pode ganhar entre 100 mil e 120 mil reais brutos por ano.

Esta lacuna está naturalmente sujeita a inúmeras variáveis. Em outros países, principalmente nos Estados Unidos, o pagamento pode ser muito maior. Depende também do tipo de contrato que o consultor estipula.

Como se tornar um consultor de marketing?

Não existe um caminho específico, nem um diploma oficialmente essencial para exercer esta profissão. No entanto, é definitivamente recomendado para alcançá-lo. Sem ele, pode ser muito difícil seguir esse caminho. Os melhores cursos universitários são Ciências da Comunicação, Economia e Marketing.

O grau deve ser acompanhado por uma especialização direcionada ou curso de mestrado que lhe permita refinar suas habilidades práticas e estar sempre atualizado sobre um assunto em constante evolução.

Nesse sentido, é bom lembrar que para ser atraente no mercado, o consultor de web marketing deve continuar se atualizando ao longo de sua carreira. Principalmente com trabalho de campo, mas também seguindo cursos sobre temas específicos, buscando oferecer aos clientes um alto nível de qualidade. Até a próxima!

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui