O governador do DF Ibaneis anuncia isenção de IPVA por 5 anos para quem comprar carro elétrico

Para que a intenção seja efetivada, o Executivo terá de elaborar um projeto de lei a ser encaminhado à Câmara Legislativa

 

Para estimular o uso de transportes com uso de energia elétrica, o governador Ibaneis Rocha quer isentar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) por cinco anos a quem adquirir um carro elétrico. O incentivo foi anunciado durante a cerimônia de lançamento do programa Vem DF, que tem como foco a introdução de veículos para eletromobilidade na frota pública.

Para tornar a medida efetiva, o governo deve elaborar um Projeto de Lei a ser encaminhado para deliberação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O GDF não estabeleceu data para o envio.

A intenção do governador é possibilitar a isenção do imposto até completar o quinto ano do automóvel a partir da aprovação da lei para aqueles que já adquiriram carros elétricos ou híbridos.

Vem DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, na manhã desta segunda-feira (7/10) o programa Vem DF. Durante a cerimônia , que ocorreu no Palácio do Buriti, foram entregues 12 dos 16 carros previstos para este ano. A iniciativa é uma parceria entre o governo local, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

Este é o primeiro projeto de compartilhamento de veículos elétricos voltado para o transporte de servidores públicos no Brasil. “Temos conseguido avançar e muito em tão pouco tempo. Vamos transformar Brasília na capital nacional de tecnologia e recursos renováveis”, afirmou Ibaneis.

Até o fim do ano, chegarão mais quatro carros e serão instalados 35 pontos de carga por todo o DF. Os chamados eletropostos serão gratuitos e de uso coletivo, ou seja, poderão ser utilizados por qualquer carro elétrico, de qualquer montadora.

O investimento é de R$ 2,1 milhões, todo com recursos da ABDI. “Os carros elétricos estão em um avanço contínuo tecnológico. O que nós estamos propondo é desenvolver essa cadeia produtiva, incentivando empresas a praticar os projetos tecnológicos no Brasil para que sejam mais escalaveis e com custos menores”, explicou o presidente da ABDI, Igor Calvet.

Neste período de testes, a rota será restrita à Esplanada dos Ministérios e sedes dos órgãos da administração do DF. Os veículos elétricos têm autonomia de até 100 Km e velocidade de até 80 Km/h.

O compartilhamento dos carros será viabilizado por um software (Mobi-e), desenvolvido pelo PTI. O sistema permite reservar e acompanhar a localização dos automóveis. O aplicativo faz o rastreamento, monitora a velocidade, a carga de bateria e as rotas percorridas. Os carros serão desbloqueados com cartões dos funcionários cadastrados.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.