Número de mortes por covid-19 no Brasil caiu 8% na última semana

Dados do Ministério da Saúde apontam que o País teve 4.874 óbitos e 189.751 novos casos da doença respiratória na última semana

 

 

Após subir 6% na semana passada, o número de mortes por covid-19 no Brasil caiu 8,4% nos últimos sete dias, para 4.874 óbitos, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (1º), pelo Ministério da Saúde.

No período, também foi contabilizada a redução de 10,73% nas confirmações de pessoas com a doença respiratória causada pelo novo coronavírus. Na última semana, foram computados 189.751 novos casos da covid-19, contra 212.553 registrados no período anterior.

De acordo com o secretário de vigilância em saúde, Arnaldo Medeiros, os dados referentes à 39ª semana de análise da doença respiratória mantêm a trajetória de queda observada há cerca de 10 semanas.

“Em todos os Estados é possível observar uma redução do número de casos de covid-19 por semana epidemiológica, tanto na avaliação dos últimos sete, como nos últimos 14 dias”, afirma Medeiros.

Questionado sobre a evolução da doença na cidade de Manaus, capital do Amazonas, ainda não pode ser classificado como uma segunda onda de contaminação da doença na região. “O que aconteceu tem relação com a finalização de estudos de casos que estavam abertos nos meses anteriores”, avaliou.

Para Élcio Franco, secretário-executivo da pasta, não houve uma evolução significativa no número de internações e nem do consumo de medicamentos para Intubação para justificar uma segunda onda em Manaus. “Isso nos leva a crer que se tratavam apenas de notificações atrasadas”, completou ele.

“O registro de novos óbitos e novos casos que divulgamos todos os dias não significa que eles ocorreram especificamente no dia da divulgação. Muitas vezes eles refletem estudos de casos que estavam em abertos, foram finalizados e registrados nos sistemas oficiais”, explicou o secretário de vigilância.

As informações divulgadas apontam ainda que cerca de 31 mil testes foram realizados todos os dias da última semana para diagnosticar a contaminação pelo novo coronavírus.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.