Notícia sobre saque de FGTS nas redes sociais? Desconfie sempre!

Brasília - Agências da Caixa Econômica Federal do Distrito Federal e entorno estão abertas de 9h às 15h para atendimento exclusivo sobre contas inativas do FGTS neste sábado (18) (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Fake news em circulação no WhatsApp estabelece prazos para a retirada do dinheiro e ameça com perda de direitos caso trabalhador não opte pelo benefício

 

Desde o anúncio do programa do governo federal para a retomada da economia, principalmente a partir de saques imediatos de contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS/Pasep, várias notícias falsas têm deixado muita gente insegura.

Uma dessas mensagens, em circulação no WhatsApp, mexe com o sossego do trabalhador ao estabelecer prazos e ameaçar perdas de direitos caso não seja feita essa ou aquela opção de saque na data do aniversário. Confira:
O erro de português — ‘receter’ em vez de ‘receber’ — e o alarmismo dão a dica de que se trata de uma desinformação. Mesmo assim, o Holofote recorreu à Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do FGTS, para verificar a veracidade da informação. Veja a resposta:
 
“A CAIXA esclarece que a mensagem em referência é falsa. A opção pelo saque aniversário não é obrigatória e também não é automática. O trabalhador que desejar participar da sistemática do saque aniversário deve manifestar a opção pela modalidade.
 
De acordo com a Medida Provisória 889/2019, o trabalhador titular de contas vinculadas do FGTS pertence originalmente à sistemática de saque-rescisão. Caso não seja feita a opção pela nova sistemática de saque aniversário, o trabalhador permanecerá na modalidade original e, em caso de demissão sem justa causa, poderá sacar o valor total do saldo da conta.
 
Porém, caso o trabalhador faça a opção pelo saque aniversário, além das parcelas anuais, o saldo remanescente poderá ser sacado pelas modalidades previstas para o FGTS, a exemplo de saque para aquisição de moradia própria, aposentadoria entre outros.”
Portanto, se você tiver dúvidas sobre os saques, prefira fontes oficiais e reportagens de veículos de credibilidade. Todos os detalhes sobre o assunto podem ser conferidos aqui.
anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.