Nem toda cirrose é decorrente do consumo de álcool. Saiba mais

Fatty liver, conceptual illustration. Fatty liver is commonly associated with alcohol or metabolic syndrome (diabetes, hypertension and obesity), but can also be due to any one of many causes. Fatty liver disease is a reversible condition wherein large vacuoles of fat (pale yellow circles) accumulate in liver cells.

Condição destrói lentamente o fígado, que acaba perdendo as funções. Em muitos casos, apenas um transplante do órgão resolve o problema

 

Conhecida pela relação com o consumo abusivo de álcool, a cirrose é uma doença caracterizada pela destruição lenta do fígado, que resulta na perda progressiva de função do órgão. Apesar de o álcool ser a causa mais frequente do problema, ele também pode acontecer devido ao uso indiscriminado de medicamentos ou ser consequência de infecção pelo vírus da hepatite.

A doença é crônica e não tem cura, a não ser que seja realizado o transplante de fígado: receber um fígado novo e funcional é a melhor possibilidade de melhoria na qualidade de vida do paciente. Outra alternativa é controlá-la com o uso de medicamentos. No entanto, quando o transplante não é realizado e a doença não é devidamente tratada, o risco de falência hepática é grande.

Quando a cirrose tem cura
A cirrose tem cura a partir do momento em que é feito o transplante de fígado. Para que exista a indicação de transplante, é preciso que a doença esteja avançada e as funções do órgão, prejudicadas. É necessário que seja observado impacto direto na vida do paciente e aumento do risco de complicações, como varizes esofágicas, peritonite e complicações cerebrais e pulmonares. Nem todas as pessoas que possuem cirrose são elegíveis para o transplante de fígado: muitas conseguem controlar a doença por meio de uso dos remédios indicados pelo médico.

A partir do momento que transplante é indicado, o paciente entra em uma fila de espera e é recomendado que mantenha o tratamento para aliviar os sinais e sintomas da doença. Após o transplante, para que seja confirmada a cura da doença, a pessoa precisa ser acompanhada por um hepatologista para verificar se há algum sinal de rejeição ao órgão transplantado.

Como é o tratamento
O tratamento para cirrose tem como objetivo aliviar os sintomas e evitar a progressão da doença. Se for consequência do consumo de álcool ou drogas, é recomendado evitar completamente o uso. Quando causada pelo vírus da hepatite, é importante tratar a infecção.

Além disso, é importante ter uma alimentação adequada e fazer uso de remédios que controlem os sintomas.

Possíveis complicações

Podem surgir quando o tratamento não é realizado corretamente ou quando é iniciado em fases tardias da doença, havendo maior risco do aparecimento de complicações como câncer de fígado, ascite, peritonite bacteriana espontânea, encefalopatia hepática, síndrome hepatorrenal e hepatocarcinoma, por exemplo. Para evitar essas complicações deve-se respeitar todas as orientações médicas.

(Com informações do portal Tua Saúde)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.