Mindfulness e exercícios físicos: combinação que eleva a performance do corpo e da mente

0
Young African American woman sitting on exercise mat outside on her patio and meditating in the lotus pose during a yoga session

Atenção ao momento presente beneficia bem-estar físico e mental

 

O corpo e a mente podem se juntar ao unir mindfulness aos exercícios físicos. A combinação dos dois faz com que a mente esteja em foco no que faz, bem como o corpo se beneficia da atenção plena em tal atividade. O treinamento da mente, através da prática de mindfulness, está em voga há algum tempo. O cuidado com o corpo também, mas agora essas duas possibilidades se juntam para chegar a um bem-estar físico e mental.

O estado de atenção plena pode ser empregado em qualquer atividade do dia a dia. Por exemplo, a prática de uma caminhada meditativa ou até quando alguém lava a louça. O importante é estar com o foco no que está fazendo e sentindo as reações corporais em contato com o ambiente bem mesmo sua postura corporal.

É importante explorar todos os sentidos. Ouvir o que está acontecendo ao redor é essencial, assim como o toque, o cheiro e a visão. A respiração também é fundamental para entrar em contato com o momento presente. Assim, é possível focar no relaxamento corporal e no funcionamento do corpo para aliviar o estresse.

Após entender o propósito da atenção no momento presente e nas técnicas de mindfulness, há a possibilidade de combiná-las ao exercício físico. Os princípios são os mesmos. Presta-se atenção nas sensações corporais e em como o organismo se manifesta. Cada movimento do corpo se faz presente, e o contato com os pensamentos e as emoções podem levar a atividade a outro nível.

A alimentação e a hidratação são também componentes-chave para auxiliar nas práticas de atividades físicas. É imprescindível evitar alimentos com muita gordura e açúcar. Os ultraprocessados devem ficar fora do cardápio. A hidratação deve ser feita com bastante água e nada de refrigerantes ou sucos industrializados. Frutas e legumes devem entrar na alimentação para um bom funcionamento corporal.

Muitas pessoas se perguntam sobre o whey protein, para que serve e quando devem usar. Esses suplementos podem ser consumidos antes ou depois do treino. É uma proteína derivada do soro do leite, rica em aminoácidos essenciais. Há diversas formas de prepará-lo, como em smoothies, panquecas e outras receitas. Para conectar a mente ao corpo, muitas esferas da vida devem ter atenção.

Além de alimentação e hidratação, o sono é fundamental para o alívio do estresse e da ansiedade. Também é importante levar uma rotina equilibrada, conciliando a vida profissional com a pessoal. Para manter o ritmo de autocuidado, é possível sempre fazer uma pausa para focar a atenção no momento presente.

 

 

 

anuncio patrocinado
Anunciando...