MEC lança programa de cursos de formação continuada para professores

Voltado para professores do ensino público, o programa LabCrie é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, para cursos de formação continuada

 

O Ministério da Educação, lançou nesta sexta-feira (15) o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica. O LabCrie, criado em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação, é um programa de cursos de formação continuada para professores da rede pública de ensino. O evento de lançamento foi ao vivo, às 11h, no canal do Youtube do MEC.

Para garantir a formação continuada de professores e gestores, o objetivo é incentivá-los a ampliarem a cultura de inovação com fins pedagógicos. A implantação desses espaços é dinâmica, e dedicada à formação continuada de professores de escolas públicas em inovação e tecnologias educacionais.

Com um investimento de R$17 milhões, o programa é oferecido para todos os estados do Brasil e o Distrito Federal, as unidades da federação que aderirem ao programa receberão um laboratório totalmente mobiliado e equipado.

A instalação dos laboratórios do LabCrie são feitas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que também é parceira do projeto. De acordo com o regulamento do projeto, as unidades da federação que solicitarem o projeto, devem disponibilizar um local, de acordo com os requisitos pedidos, além de fazer a manutenção dos itens emprestados.

Os estados que adotarem o projeto irão receber um laboratório mobiliado e equipado com notebooks, projetores, impressoras, kits de eletrônica e robótica, e outros equipamentos tecnológicos. O programa também prevê a formação de gestores locais e professores formadores, dentro de metodologias alinhadas ao conceito de experimentação e aprendizagem ativa, além de permitir trocas e aprendizado entre os usuários.

Para o portal de notícias Giro MT Notícias, o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato Brito, da Secretaria de Educação Básica, disse que a idéia é “oferecer um espaço dinâmico em que os professores se sintam à vontade para experimentar equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras que permitam desenvolver as competências necessárias para gerar inovação na prática pedagógica”.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.