Ligações clandestinas são suspeitas de crise d’água na Estrutural

Abastecimento estava normal no último fim de semana, segundo a Caesb, mas houve despressurização, que pode ter sido provocada por “gatos”

 

 

As ligações clandestinas são a principal suspeita pela crise de abastecimento de água que atingiu a Estrutural na última semana. Foi apurado com especialistas que o colapso no sistema de distribuição hídrica pode ter sido provocado pelo excesso de “gatos” existentes em áreas irregulares da região administrativa, uma vez que não houve registros de interrupção no fornecimento de água no sistema da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb).

“A companhia executou diversas inspeções técnicas e constatou a despressurização da rede de água que abastece a região. No entanto, não foi possível determinar a causa da baixa pressão, pois o fornecimento esteve mantido normalmente no período entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro”, registra.

No documento, assinado por Marco Lúcio do Nascimento, superintendente de Operações e Manutenção de Redes Centro Norte, a empresa afirma que, mesmo assim, decidiu reforçar o abastecimento da região após o episódio. A informação corrobora a suspeita de que a crise possa ter sido criada pelo furto de água em áreas ilegais. Dos 60 mil moradores da região, cerca de 20 mil moram em terrenos irregulares.

Além dos problemas da despressurização, os moradores ainda fazem mau uso da água. Fotos encaminhadas à reportagem mostram o recurso natural sendo usado para lavar carros, calçadas, além de vazamentos em reservatórios domésticos.

material cedido ao Metrópoles
Moradores fazem mau uso da água na Estrutural: na foto, mulher lava calçada da loja com mangueira

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.