Lente de contato para os dentes: como funciona e as vantagens de colocar

0

Você provavelmente já ouviu falar de lentes de contato para os dentes, não é mesmo? Esse é um dos recursos aliados para conquistar uma estética facial mais harmônica.

 

O sorriso é parte da nossa personalidade e ajuda a nos expressarmos em todas as situações sociais e também de trabalho que vivenciamos.

Quando algo acontece como ter um dente quebrado, fazer restaurações que deixam os dentes com cores diferentes ou quando o dente é muito pequeno, o desconforto leva a busca de uma solução eficiente e segura.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à colocação da lente de contato dental. Principalmente, depois que o procedimento se tornou uma tendência.

Mas além da função estética bucal, a lente de contato para os dentes também corrige detalhes funcionais do sorriso, valorizando ainda mais seu investimento.

Quer saber mais sobre lente de contato no dente? Continue lendo e entenda como é feito e as vantagens e desvantagens da técnica.

O que é lente de contato dental?

A lente de contato dental é uma camada de cerâmica ultrafina — entre 0,2 a 0,4 mm de espessura — feita no formato dos dentes do paciente e colocadas sobre eles para uniformizar a cor, o tamanho e corrigir imperfeições.

Essa é uma solução rápida para corrigir problemas como:

  • dentes com tamanho muito pequeno;

  • dentes quebrados;

  • dentes amarelados;

  • dentes com bordas desiguais;

  • restaurações com coloração diferente dos outros dentes, etc.

 

Essas e outras assimetrias no sorriso impactam a autoestima das pessoas. A colocação da lente de contato no dente pode ajudar a recuperar a autoconfiança na sua imagem pessoal.

Afinal, o sorriso diminui o impacto das emoções negativas como a tristeza e ajuda a relaxar o corpo como um todo — só o ato de sorrir movimenta 80 músculos.

Como funciona a lente de contato para os dentes?

A lente de contato para os dentes funciona como uma camada extra já que é colocada por cima dos dentes.

As lâminas são ultrafinas, contribuindo para um resultado natural e seguro, preservando os dentes de qualquer agressão.

O procedimento acontece no consultório e sem precisar de anestesia. A necessidade ou não de um desgaste mínimo da base do dente, dependerá de caso para caso.

Geralmente, a colocação das lentes de contato para os dentes demora três sessões:

  • 1ª sessão: o dentista avalia os dentes e tira a modelagem para fazer as lâminas respeitando a anatomia do paciente;

  • 2ª sessão: é feito um teste de colocação da lente de contato no dente para avaliar o resultado e fazer os ajustes necessários;

  • 3ª sessão: o dentista faz a colocação definitiva das lentes que finaliza o procedimento.

Pronto! O paciente sai do consultório com o sorriso alinhado e sem a insegurança que possuía antes.

Tem que lixar os dentes para colocar lente?

No caso das lentes de contato para os dentes, a necessidade de lichamento é mínima ou nenhuma. A decisão varia de caso para caso.

Por isso, é importante procurar um profissional ou clínica especializada na colocação de lentes de contato dental para ter um bom resultado, sem prejudicar a saúde dos seus dentes.

O que precisa para colocar lente nos dentes?

Para colocar lentes de contato nos dentes é preciso estar com a saúde dental em dia. Os dentes devem estar sem tártaro, livre de cáries e outros problemas bucais que podem existir.

Faça uma avaliação com o dentista antes para realizar qualquer tratamento necessário e só depois colocar as lentes.

Além desses problemas, outros mais severos como bruxismo e mordida cruzada ou frontal também devem ser avaliados, pois eles interferem na durabilidade das lentes.

Ao investir na lente de contato bucal, sua higiene diária se mantém tão importante quanto antes de colocá-las.

Escovar os dentes da maneira certa, usar fio dental e continuar as visitas periódicas ao dentista é fundamental.

Vantagens e desvantagens de ter lente de contato no dente

Agora que você sabe o que é e como funciona a lente de contato para os dentes, separamos algumas vantagens e desvantagens de recorrer a essa técnica.

Vantagens da lente de contato

  • Durabilidade: as lentes de cerâmica são muito resistentes e duráveis, podendo chegar a até 20 anos de vida útil em ótimo estado;

  • Harmoniza o sorriso: um sorriso bonito é como um cartão de visitas gratuito. Corrigir as imperfeições que incomodam, ajudam a melhorar a postura pessoal e profissional;

  • Melhora a mastigação: como as lentes de contato alinham os dentes, o paciente consegue mastigar corretamente, o que melhora automaticamente a digestão dos alimentos também;

  • Resistência a manchas: depois de colocar as lentes, é possível continuar comendo alimentos como suco de uva, chás, vinhos, café, açaí, e outros que possuem pigmentos escuros sem se preocupar com manchas;

  • Ausência de manutenção: a não ser que haja algum problema, a lente de contato para os dentes não exige manutenção, pois dificilmente sua cor vai se alterar com os anos.

Desvantagens da lente de contato

  • Dificuldade de cobrir manchas severas: alguns tipos de manchas como as causadas por medicamentos antibióticos, traumas ou flúor, são difíceis de serem cobertas pelas lentes de contato;

  • Correção apenas de desalinhamentos suaves: se os dentes tiverem desvios mais severos como dentes tortos ou desalinhados, as lentes de contato com conseguem corrigi-los;

  • Resultado artificial: se o profissional não tiver bom senso e qualificação, o paciente pode acabar com dentes muito claros e, consequentemente, com aparência de artificial.

Quanto é pra por lente nos dentes?

O custo para colocar lente de contato para os dentes depende de vários fatores como a região do paciente, o profissional escolhido e o tipo de material da lente.

A melhor forma para se decidir a fazer ou não esse investimento é pesquisar profissionais e passar por avaliações para conversar sobre suas expectativas e conhecer o trabalho e os resultados do profissional.

Valorize também uma estrutura de ponta e uma equipe especializada pronta para devolver a beleza do seu sorriso.

anuncio patrocinado
Anunciando...