Jornada Literária do DF inaugura Sala de Leitura no Paranoá aberta ao público

Com acervo de dois mil livros, entre clássicos da literatura mundial e brasileira, nesta sexta-feira é aberto ao público espaço dedicado à leitura com mediadores para orientar sobre publicações e realizar leituras conjuntas.

             Com um acervo de dois mil livros de literatura brasileira e mundial para todas as idades, nesta sexta-feira, 26 de novembro, das 15h às 17h30m, será inaugurada a Sala de Leitura da Jornada Literária no Paranoá. A iniciativa é da Associação Cultural Jornada Literária do Distrito Federal que reformou, mobiliou e doou os livros para que o espaço possa receber os leitores. Durante o período de atendimento ao público, a Sala de Leitura contará com mediadores para receber os leitores, orientar, indicar obras e ler junto com os frequentadores. A Sala de Leitura da Jornada Literária fica na Quadra 9, Conjunto D, Área Especial, Paranoá, Brasília – DF. O funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Em ocasiões especiais, haverá sessões de leitura com programação à noite, a serem divulgadas pelas redes sociais da associação. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

            A Sala de Leitura da Jornada Literária conta com obras literárias brasileiras e clássicos da literatura mundial, com foco nos livros para a infância e a juventude, em especial álbuns ilustrados. Segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – Paranoá (PDAD), da Codeplan, no Paranoá, há uma biblioteca pública, apenas; e, ainda assim, com acervo desatualizado; e que passa períodos longos sem atividade. O fato é que 93% da população não frequenta a biblioteca. E quanto ao hábito da leitura, observou-se que 22,87% declaram gostar de ler; entretanto, destes, só 16,46% leem um a dois livros por ano; e a leitura de um livro por mês é observada em apenas 0,91% da população, ainda de acordo com a PDAD.

            “Nós da Jornada Literária vemos a literatura como um dos direitos humanos. E os moradores do Paranoá e Itapoã não podem ficar sem esse bem, porque a necessidade de ouvir uma quadrinha, ler um poema, um conto, um romance, tudo isso é universal, não é só de quem mora nos vizinhos Lago Sul, Lago Norte, Plano Piloto. Mesmo sem ser vista como útil de imediato – como um prato de comida – a literatura é quem nos abre a imaginação, o espaço do sonho e da criatividade. E, sem esse espaço de sonho, perdemos um tanto de humanidade. E a Sala de Leitura da Jornada Literária dá um passo adiante: é a leitura e literatura vivas. É um lugar em que teremos não só sessões de leitura, mas também formação de mediadores de leitura, agentes de leitura que atuem em escolas, em centros de convivência de idosos, e até nas casas das pessoas”. João Bosco Bezerra Bonfim, presidente da Associação Cultural Jornada Literária do DF.

            A Sala de Leitura da Jornada Literária no Paranoá receberá doações somente de obras literárias, que podem ser encaminhadas à sede da Jornada Literária*. As publicações que não forem incorporadas ao acervo, serão doadas aos leitores frequentes da Sala de Leitura da Jornada Literária do DF.

*Remessas pelos Correios: Q. 9, Conjunto D, Área Especial, Paranoá-DF, CEP 71571-004

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.