Internet 6G vai atingir velocidade 8 mil vezes maior que 5G

Após recém lançar a internet 5G, China avança e começa a desenvolver tecnologia 6G para redes móveis

A tecnologia 5G se refere às redes móveis de próxima geração que oferecem velocidades de dados super-rápidas que prometem suportar tecnologias como carros sem motorista e realidade virtual. A China ligou suas redes 5G no início de Novembro de 2019, antecipando o cronograma inicial que previa a ativação para 2020.

Embora exista muito hype em torno do 5G, ainda não está claro que tipo de impacto poderá ter sobre as indústrias e consumidores, além claro, das rápidas velocidades de download na realidade. A Coreia do Sul é o único outro país com uma implantação nacional do 5G além da China. Países como o Reino Unido e os EUA tiveram uma distribuição muito mais limitada, e muitas vezes focada em algumas cidades. No Brasil utiliza-se o 4G, porém a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel – organiza discussões em torno do leilão do 5G que não tem data prevista para acontecer.

Logo após ter ativado a sua rede 5G, a China deu um passo à frente e lançou oficialmente trabalhos de pesquisa e desenvolvimento para redes móveis 6G.

Desenvolvimento da tecnologia móvel

Uma das maneiras mais interessantes de acompanhar o desenvolvimento da tecnologia móvel, desde o seu início até ao 5G e, em breve o 6G, é olhar para a indústria dos jogos, que tão famosa se tornou nos dias de hoje. Com a introdução dos smartphones na virada do novo milênio, surgiram muitas novas possibilidades de se usar internet móvel, mas nem todos os setores estavam se beneficiando tanto quanto o setor do entretenimento. Basta confirmar o êxito dos e-Sports, que são já considerados como um esporte oficial, movimentando bilhões em todo o mundo. Hoje, os jogos oferecem uma experiência altamente realista e sensorial, com alta velocidade e qualidade, permitindo que uma grande multidão de jogadores interaja e se envolva em simultâneo. Desde os melhores cassinos para jogar bingo grátis, às máquinas de caça-níqueis até aos jogos de realidade virtual, a diversidade e oferta são imensas e resultado disso é o sucesso da sua procura.

O que esperar do futuro.

Quem viveu a época da internet discada, se lembra do tempo em que ela era lenta, a linha do telefone tinha que ficar ocupada, arquivos demoravam horas ou dias para serem baixados, e a conexão ocorria preferencialmente na parte da noite, para evitar contas de telefone nas alturas.

Se comparada à internet discada do Brasil nos anos 90, podemos certamente dizer que a nossa vida e como interagimos com o outro mudou. Hoje, vivemos na era dos downloads quase automáticos, encurtamento de distâncias, conteúdo on-demand, selfies (e filtros), casas inteligentes controladas por voz e informação em tempo real.

O que podemos esperar da tecnologia 6G? Uma nova revolução tecnológica? Provavelmente sim. Os relatórios dizem que as bases para o 6G já foram estabelecidas e, de acordo com alguns especialistas, a velocidade da internet da próxima geração pode chegar a 1 terabyte (TB) por segundo – isso é 8.000 vezes mais rápida que a atual velocidade do 5G. Rapidez como essas facilitariam novos tipos de usos e revolucionariam a tecnologia, mais um vez.

O 6G tem data prevista de lançamento comercial para 2030. O que isso vai representar para nós e o que o futuro nos espera são perguntas para as quais ainda não temos as respostas. Talvez, os telefone celulares serão substituídos por chips e sensores implantados no corpo humano, realidade virtual permitindo que estejamos no mesmo ambiente que pessoas lcoalizadas a kms de distância, ou ainda veículos autônomos. Vamos viver para ver.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.