Jornal Times Brasília

INSS: perícias deverão ser realizadas entre 30 e 90 dias, veja como agendar

As perícias médicas para a concessão de auxílios e benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), têm novos prazos para serem realizadas: os segurados deverão ser atendidos dentro de 45 dias. Esse período poderá ser estendido para 90 dias em alguns casos. Para o auxílio salário-maternidade, as avaliações devem ser realizadas em até 30 dias.

A medida está prevista no acordo que foi assinado esta semana entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério Público, conforme já noticiado pelo Jornal Contábil. Através desses prazos, a intenção é reduzir as filas de processos que aguardam resposta devido à demora nas avaliações.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, existem mais de um milhão de segurados aguardando exame há mais de 45 dias.  Em todo o país, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão retornando às atividades presenciais, conforme as recomendações das autoridades em saúde e os protocolos sanitários de combate à pandemia.

Desta forma, certos atendimentos presenciais estão sendo priorizados e as perícias somente ocorrem mediante o agendamento prévio que pode ser feito através das seguintes opções:

Para que serve a perícia?

Apesar de se falar nas perícias feitas pelo instituto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona a perícia do INSS e quem precisa passar por ela. Então, saiba que se trata de um procedimento obrigatório para aqueles que desejam requerer algum benefício previdenciário.

Para isso, um médico do INSS – médico assistente, o médico do trabalho e o médico perito, realiza o exame do paciente a fim de verificar a sua situação de saúde do paciente que pode ser comprovada por meio de laudos, exames e demais documentos que comprovem a necessidade de afastamento do trabalho, seja temporário ou permanente.

Dentre os principais benefícios que precisam da perícia estão:

covid-19
Foto Internet

Quais documentos devo apresentar?

Durante a perícia é preciso ter em mãos documentos e exames médicos atualizados que comprovem a incapacidade laborativa, dentre eles:

Tipos de Perícia

Além da perícia convencional que é feita na própria agência do INSS por médico especialista, também há a possibilidade de que o procedimento seja realizado fora da unidade ou até em outra localidade, de acordo com a situação de saúde do requerente.

Também pode ser feita a perícia domiciliar, que é quando o solicitante tenha algum tipo de restrição de locomoção ou esteja em tratamento em outro município ou localidade. Devido ao distanciamento social, o INSS também está fazendo o teste piloto da perícia realizada por telemedicina, que nada mais é que a realização da entrevista do segurado por meio da internet.

O teste se estende até janeiro de 2021, sendo voltado apenas aos pedidos de auxílio-doença pelos segurados que atuam nas empresas que aderiram ao projeto.

Sair da versão mobile