Hospital de Samambaia começa a certificar banco de sangue

Instituição busca reconhecimento de qualidade e excelência com a norma internacional ISO 9001

O banco de sangue do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) está em busca do reconhecimento e certificação com a ISO 9001, uma norma de padronização para um determinado serviço ou produto que atesta sua qualidade e excelência. Na primeira etapa, o Núcleo de Qualidade da Fundação Hemocentro de Brasília fará um diagnóstico do banco de sangue do hospital e indicará as medidas que devem ser adotadas.

De acordo com a chefe Núcleo de Hematologia e Hemoterapia do HRSam, Cláudia Marques de Caldas Mota, todo serviço assistencial deveria apresentar certificação de qualidade. “Isso garante eficiência e segurança em seus processos. Queremos prestar o melhor serviço, com a maior segurança, aos nossos pacientes”, diz ela.

Ainda segundo Cláudia, a busca pela certificação requer melhorias na organização, que vai conferir melhorias na produtividade e credibilidade, seguindo um conjunto de princípios para a melhoria contínua, com foco no paciente e em suas necessidades”.

Norma internacional

A ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida, que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e define os requisitos (ferramentas) para a implantação do sistema em uma organização.

No Brasil, o documento foi traduzido e publicado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a versão brasileira da norma é a ABNT NBR ISO 9001, 2015.

Os princípios da gestão de qualidade são baseados no foco no cliente, liderança, envolvimento de pessoas, abordagem de processos, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamentos.

Com informação da Agência Saúde

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.