Graduação em Banco de Dados é destaque na área da Tecnologia

Você tem aptidão por tecnologia e quer fazer um curso na área? A graduação em Banco de Dados além de oferecer curta duração, proporciona a expansão do raciocínio lógico e o gosto por cálculos e linguagens de computação

Com a crescente importância do uso de dados no mundo contemporâneo, a profissão de banco de dados tem se tornado cada vez mais relevante. Para quem tem habilidade em raciocínio lógico e gosto por cálculos, a graduação nesta área pode ser uma excelente opção de carreira.

Isso porque prepara o profissional para propor soluções inteligentes no uso da informação disponível em base de dados, que auxilia uma empresa nos aspectos decisórios administrativos, gerenciais e financeiros.

O profissional em banco de dados é responsável por gerenciar as informações armazenadas pelos sistemas organizacionais, garantindo que elas sejam acessíveis, seguras e atualizadas. É uma profissão que exige o desenvolvimento de habilidades técnicas, conhecimentos em programação e domínio de linguagens de computação, é fundamental que o profissional conheça medidas de segurança, como criptografia, controle de acesso, auditoria, boas práticas de proteção de dados, políticas de segurança de dados e a LGPD).

Para entender mais sobre essa profissão, conversamos com a professora Carla Corrêa, para explicar a importância do curso de graduação em banco de dados, quais as oportunidades de carreira e a média salarial.

Segundo Carla, a graduação em banco de dados é fundamental na era digital, pois permite uma organização e análise eficiente de grande volume de dados produzidos pelas empresas. “O profissional graduado em banco de dados possui capacidade em gerenciamento e análise de dados, desenvolvem habilidades de comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas, pois frequentemente trabalham em colaboração com outros profissionais de TI e precisam lidar com desafios relacionados aos dados e informações das organizações. Sempre tornando-se um ativo importante para as empresas que buscam melhorar sua tomada de decisões estratégicas”, afirma.

Além disso, a área de banco de dados oferece diversas oportunidades de atuação em diferentes setores, como análise de dados, administração de bancos de dados, desenvolvimento de soluções de software e sistemas de bancos de dados.

Quanto à média salarial para um profissional graduado em banco de dados, Carla Corrêa destaca que varia de acordo com a experiência e região do país. “Em média, o profissional pode ganhar entre R$4.000 a R$12.000, mas com dedicação e estudo constante, é possível alcançar posições de liderança com salários ainda mais atraentes”, completa.

Entre as principais carreiras a serem seguidas na área de banco de dados, Corrêa aponta algumas opções:

– Administrador de bancos de dados: responsável pelo gerenciamento, organização e manutenção dos dados da empresa em redes e servidores.

– Especialista em análise de dados: responsável pela análise de grandes volumes de dados para a geração de insights e informações de relevância para a empresa.

– Cientista de dados: encarregado de trabalhar com dados avançados para gerar soluções e previsões para as organizações.

– Arquiteto de sistemas de banco de dados: responsável por projetar e implementar sistemas de banco de dados para empresas.

– Desenvolvedor de banco de dados: responsável por criar e aprimorar soluções específicas de software para gerenciar bancos de dados.

– Auditoria de Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs): elaborando relatórios técnicos e encaminhando proposições de melhoria;

– Desenvolvimento capacidade técnica para realização de testes e monitoramento de performance auxiliando clientes na prospecção da capacidade de bancos de dados;

– Supervisionamento e atuação junto a equipes de front-end e back-end de desenvolvimento auxiliando em métodos e técnicas para acesso às Bases de Dados;

Segundo Carla, a graduação em banco de dados é uma excelente escolha para quem busca uma carreira promissora e desafiadora. “É uma área que exige constante atualização e aperfeiçoamento, mas que traz muitas oportunidades de crescimento e reconhecimento profissional, é fundamental que os profissionais tenham habilidades técnicas sólidas e estejam atualizados com as tecnologias mais recentes. Se você tem afinidade com lógica, gosta de tecnologia e está em busca de uma carreira sólida e bem remunerada, essa pode ser a escolha certa para você”, conclui.

Sobre a Unyleya: 

Fundada em 2006, a Unyleya faz parte de uma Holding portuguesa e é uma das primeiras instituições 100% EAD no Brasil. Com 16 anos de uma história pautada por inovação em tecnologia educacional e excelência no ensino a distância, a Unyleya já impactou a carreira de mais de 300 mil pessoas. A Instituição oferece atualmente 27 cursos de Graduação e mais de 1.800 de Pós-Graduação.

Com uma metodologia de ensino focada nas necessidades de aprendizagem do aluno e nas principais tendências do mercado de trabalho, a Unyleya quer revolucionar a Educação no Brasil.

Para mais informações, acesse https://unyleya.edu.br/ .

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.