GDF firma parceria com Israel para promover intercâmbio em ciência e tecnologia

Durante reunião na embaixada israelense, secretários de Ciência e Tecnologia de todo o Brasil debaterem temas de interesse comum

Na manhã da última quarta-feira (18), o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gilvam Máximo, participou, na Embaixada de Israel, de uma reunião com titulares da pasta de Ciência e Tecnologia de diversos estados brasileiros. Durante o evento, foi firmada uma parceria entre o GDF e Israel, país de comprovada experiência no assunto.

 “Israel é uma referência em tecnologia mundial na área de pesquisa e desenvolvimento cientifico”, resumiu o embaixador israelense. “Além disso, somos o primeiro país do mundo na criação de startups [empresas de base tecnológica recém-criadas, em fase de desenvolvimento].”

Também presente à reunião, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira, ressaltou: “Estamos no parlamento lutando pelo pleno desenvolvimento dessa área para gerar emprego e fazer o nosso país despontar em cidades inteligentes”.

Desenvolvimento científico

“Queremos neste momento ouvir a todos, debater e sair do papel, porque temos tudo para ter um desenvolver cientifico no Brasil todo”, destacou o ministro Marcos Pontes.  A meta, lembrou Gilvam Máximo, é “fazer o Brasil avançar e ser uma referência em inteligência artificial”.

Entre os pontos debatidos durante a reunião, destacaram-se investimentos, capacidade institucional, participação ativa dos secretários, fundos para o Consecti e a elaboração de uma carta com as principais demandas para encaminhar ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic).

Além de Gilvam Máximo, que preside o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti); do embaixador de Israel, dos secretários e do deputado Marcos Pereira, participaram do evento o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes; o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação, senador Izalci Lucas; os presidentes da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo, deputado Eduardo Pedrosa; da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcelo Bortolini; da FAP, Alexandre dos Santos; da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro; o encarregado de Negócios dos Estados Unidos, William Popp; e os embaixadores da Coreia do Sul, Chan-Woo Kin, e do Japão, Akira Yamada.

*Fonte: SECTI/DF

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.