Fundação BB e parceiros definem as finalistas do Prêmio de 2021

0

Tecnologias Sociais de oito estados brasileiros conquistam lugar na última etapa do Prêmio

 

As 15 Tecnologias Sociais finalistas no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021 já são conhecidas. As iniciativas que concorrem à premiação final são dos estados: Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Maranhão, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

As finalistas foram selecionadas considerando-se a efetividade, inovação, sistematização da tecnologia e a interação com a comunidade. As vencedoras serão anunciadas no evento previsto para acontecer em outubro. As Tecnologias Sociais que promovem a igualdade de gênero e o protagonismo e empoderamento da juventude receberam um bônus de 5% na pontuação total obtida na classificação.

Abaixo a lista com todas finalistas:

Meio Ambiente e Renda

– Conservar e valorar o Cerrado de pé é possível? A semente nativa que germina vida e oportunidades no coração do Cerrado – (DF)

– Ecossistema de inovação social Lagoa Mundaú (AL) – (DF)

– Ferramenta individual para quebra de coco babaçu –
(MA)

Cidades Sustentáveis

– Cocôzap: mapeamento, mobilização e incidência em saneamento em favelas – (RJ)

– Codesign entre projetistas do século XXI e pessoas com deficiência visual: processos e produtos – (RS)

– Maré de direitos – (RJ)

Educação para o Futuro

– Educar trabalhando – (MG)

– Jornadas pelo clima – (RJ)

– Lab Financeiro – (DF)

Inovação Digital

– Artesanato 5.0 – Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro – (SP)

– Custo fácil – (SC)

– Monitorando a cidade – (SP)

Especial 20 anos

– Ensino Médio Com Intermediação Tecnológica (Emitec) – (BA)

– Grupo Nós: trabalho de preparação para a vida autônoma – (SP)

– Silagem de colostro – (RS)

Neste ano, o total do investimento é de até R$ 2 milhões em premiação e certificação, divididos entre as cinco categorias. Além da premiação em recursos financeiros, cada finalista receberá um vídeo documentário da iniciativa para divulgação. O Prêmio é destinado a instituições de ensino e de pesquisa, fundações, cooperativas, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais de direito público ou privado, legalmente constituídas no Brasil.

Rede Transforma!
A plataforma Transforma! conta com mais de 600 iniciativas. O canal digital reúne metodologias reconhecidas por promoverem a solução de problemas socioambientais presentes em diversas comunidades brasileiras. No acervo, é possível consultar por tema, cidade, estado ou país, entre outros parâmetros de pesquisa.

Parceiros e apoiadores

Nesta edição, o evento conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); BB Gestão de Recursos (BBDTVM); BB Tecnologia e Serviços (BBTS); Ativos S.A. e com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Pátria Voluntária; Casa Civil; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Confira a lista das 59 Certificadas aqui

Sobre a Fundação Banco do Brasil

Em 35 anos de atuação, a Fundação Banco do Brasil investe em projetos, programas e ações de Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Ajuda Humanitária, Voluntariado e Tecnologia Social. A Fundação BB fomenta e multiplica soluções para a transformação socioambiental do país por meio das melhores práticas de governança e integridade e da mobilização de recursos de novas parcerias com investidores sociais. De 2010 a 2020 foram destinados mais de R$ 3,1 bilhões em recursos, aplicados em mais de 6 mil iniciativas com a participação de 5,6 milhões de pessoas em cerca de 2,2 mil municípios brasileiros. 

Acesse o Relatório de Atividades 2020 da Fundação BB.

anuncio patrocinado
Anunciando...