Foguete da Nasa com robô explorador enviado a Marte tem problemas técnicos

A nave, que agora está no modo de segurança, desligou todos os sistemas, exceto os essenciais

 

 

Washington, Estados Unidos – A nave Mars 2020, que transporta um novo veículo da Nasa enviado para explorar Marte, sofreu problemas técnicos e opera agora apenas seus sistemas essenciais, informou a agência espacial dos Estados Unidos nesta quinta-feira.
“Os dados indicam que a espaçonave entrou em um estado conhecido como modo de segurança, provavelmente porque parte da espaçonave estava um pouco mais fria do que o esperado enquanto (…) se encontrava na sombra da Terra”, informou a Nasa, acrescentando que a missão avalia o estado do artefato.
Quando uma nave entra no modo de segurança, ela desliga todos os sistemas, exceto os essenciais, até receber novos comandos do controle da missão.
Matt Wallace, vice-gerente de projetos da missão, disse que o fato de a sonda ter entrado no modo de segurança não é muito preocupante.
“Está perfeitamente bem, a espaçonave está feliz lá”, disse.
A sonda deixou a sombra da Terra e as temperaturas agora estão normais.
“No momento, a missão Mars 2020 está concluindo uma avaliação da saúde completa da sonda e trabalha para devolvê-la a uma configuração nominal para sua jornada a Marte”, acrescentou a Nasa.
A sonda também sofreu um atraso no estabelecimento de seu vínculo de comunicação com o Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, Califórnia (oeste dos EUA), seu controle de missão.
O Mars 2020 enviou seu primeiro sinal para os controladores de solo às 09H15 (1015 em Brasília), mas foi apenas às 11H30 (12H30 em Brasília) que estabeleceu a telemetria – dados mais detalhados sobre a espaçonave.
“A equipe está trabalhando com essa telemetria. Vão verificar o restante da assistência médica da espaçonave. Até agora, tudo o que vi está bom, então saberemos mais em um momento”, disse Wallace.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.