Fiocruz entrega nesta semana 2,4 milhões de doses produzidas no país

Em parceria com a Oxford/AstraZeneca, a vacina começou a ser fabricada em Bio-Manguinhos (RJ), com insumos importados

 

Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) entrega nesta semana mais 2,4 milhões de doses da vacina contra a covid-19 produzida em Bio-Manguinhos (RJ), com insumos importados. Outras 3,2 milhões de doses estão previstas para a semana de 5 a 10 de abril e mais 5 milhões, entre 12 a 17 de abril. Com 1,8 milhão entregue em 17 março, o total chegará a 12,4 milhões de doses entregues ao PNI (Programa Nacional de Imunizações).

Produzida em parceria com a Oxford/AstraZeneca, a vacina é fabricada em Bio-Manguinhos com IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) que chegou ao Brasil a partir do dia 6 de fevereiro, provocando atrasos.

Mas com o registro definitivo, concedido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 12 de março, a Fiocruz passou a ser a detentora do primeiro registro de uma vacina contra covid-19 produzida no Brasil.

A Fiocruz já iniciou o escalonamento gradual da produção e uma segunda linha de produção já entrou em operação, o que vai permitir o aumento da capacidade produtiva de Bio-Manguinhos/Fiocruz. A expectativa da instituição é chegar em abril com uma produção de cerca de um milhão de doses por dia.

Butantan

Nesta segunda (29), o Instituto Butantan liberou mais 5 milhões de doses da CoronaVac. Foi a maior remessa em um único dia disponibilizada em março. Somente neste mês, foram entregues até agora 19,3 milhões de doses.

Com o novo carregamento, o total de imunizantes oferecidos pelo estado ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) chega a 32,8 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro. Até o fim de abril, o total de vacinas garantidas pelo Butantan ao país somará 46 milhões. O Butantan ainda trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades.

Distrituição

O Ministério da Saúde informou que novas remessas de vacinas serão distribuídas nesta semana para todos os estados e Distrito Federal. “Assim que recebe as doses entregues pelos laboratórios fabricantes, o PNI (Programa Nacional de Imunizações) organiza o cronograma de distribuição, considerando a população e o público-alvo de cada estado”, afirmou a assessirua de imprensa do ministério em nota.

Desde o dia 18 de janeiro, quando começou a campanha de vacinação contra a covid-19 no Brasil, já foram enviadas aos estados e DF mais de 33,8 milhões de doses de imunizantes – até o momento, mais de 17,7 milhões já foram aplicadas em grupos prioritários.

Até o fim desta semana, o cronograma enviado à pasta pelos laboratórios, sujeito a alterações de acordo com a produção das vacinas, prevê a entrega de um total de 30 milhões de doses: 23,3 milhões do Instituto Butantan, enviados em remessas semanais e distribuídas na mesma periodicidade; 3,8 milhões da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzida na Fiocruz; e mais 2,9 milhões de doses do mesmo imunizante adquiridos via consórcio Covax Facility.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.