Faculdade EaD é bem vista no mercado de trabalho?

0

O fenômeno do ensino a distância no Brasil não para de crescer. Como prova, podemos mencionar alguns dados do último estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep), usando como fonte o Censo do ensino superior no Brasil.

Para ter uma ideia, há pouco mais de 10 anos, a modalidade EaD representava cerca de 15% dos matriculados em algum curso superior. Já em 2018, este número cresceu para praticamente um terço dos ingressos nas universidades brasileiras. Com isso, podemos perceber o interesse dos estudantes. Mas será que a faculdade online é bem vista no mercado de trabalho?

A primeira coisa que devemos destacar é em relação ao diploma. Não existe diferença alguma entre o certificado obtido por meio de uma graduação a distância ou presencial. O que importa é se a instituição superior é ou não homologada pelo Ministério da Educação (MEC).

É importante destacar essa informação sobre o diploma na hora de considerar a pergunta se faculdade EaD é bem vista no mercado de trabalho. Mas é só isso que conta? Na verdade, as empresas querem os destaques, os profissionais com melhor formação para alavancar os negócios.

Elas não querem saber a modalidade que você estudou, mas sim a sua capacidade de superar determinadas situações. Contudo, existem ainda processos seletivos que priorizam determinadas universidades, restringindo novas contratações, mas isso acontece pela qualidade de ensino que tais instituições comprovaram ao longo dos anos.

De fato, o mercado já não distingue tanto entre ambas as modalidades de aprendizado. Para conquistar a vaga, o que vale é a experiência do candidato no campo, suas competências e habilidades.

Outro ponto interessante é considerar que grande parte dos estudantes do ensino EaD já trabalham, o que também potencializa suas chances de permanecerem no mercado.

De acordo com Betina VonStaa, coordenadora de um estudo anual feito pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o verdadeiro potencial de quem já trabalha e opta por uma formação EaD é revelado pela sua trajetória, mais do que pela modalidade de ensino escolhida.

Sendo assim, percebemos que a dúvida sobre a forma que o mercado de trabalho aceita o graduado online tem mais a ver com falta de informação do que necessariamente uma realidade. Inclusive, levantamento recente do MEC mostrou que estudantes de EaD conseguem melhores notas do que aqueles das modalidades tradicionais.

O mais importante é escolher entre as melhores faculdades, fazer o curso em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, concluir no menor tempo possível e aproveitar a chance de ter um diploma superior pagando menos e com mais flexibilidade.

Além disso, leia livros de referência da sua área, frequente congressos, palestras e feiras e amplie a sua formação para ser um profissional de destaque no segmento escolhido!

anuncio patrocinado
Anunciando...