Escola oferece curso com grandes nomes da moda gratuitamente

Jacquemus, Christelle Kocher e diretores da Saint Laurent, Chanel e LVMH estão entre os professores escalados pelo Instituto Francês de Moda

 

A pandemia da Covid-19 tem estimulado empresas e personalidades da moda a fazerem o que podem para ajudar no combate ao coronavírus e na solução de problemas relacionados ao isolamento social. O Instituto Francês de Moda, por exemplo, resolveu disponibilizar um de seus preciosos cursos on-line gratuitamente na plataforma FutureLearn, para que as pessoas consigam tirar algum proveito desta triste situação.

Lançado em setembro de 2019, o curso Entendendo a Moda: Dos Negócios à Cultura já teve mais 11 mil espectadores. No entanto, a versão liberada pelo IFM tem mais professores e conteúdos.

@IFMPARIS/INSTAGRAM/REPRODUÇÃOInstitut Français de la Mode
Institut Français de la Mode complementou a primeira edição do curso com mais aulas e professores

EDWARD BERTHELOT/GETTY IMAGES
O estilista Simon Porte Jacquemus, precursor das famosas mini-bolsas, é um dos consultores do curso
SAVIKO/GAMMA-RAPHO VIA GETTY IMAGESChristelle Kocher
Christelle Kocher, da Koche, também compartilha suas vivências
JEFF SPICER/GETTY IMAGESPaul Smith
Assim como o veterano Paul Smith
STEPHANE CARDINALE – CORBIS/CORBIS VIA GETTY IMAGESBruno Pavlovsky
No âmbito administrativo, temos Bruno Pavlovsky, responsável pelas atividades de moda da Chanel
@IFMPARIS/INSTAGRAM/REPRODUÇÃOSidney Toledano e os alunos do Institut Français de la Mode
Sidney Toledano (ao centro), que  já participou de outros cursos da instituição
PASCAL LE SEGRETAIN/GETTY IMAGES FOR THE BUSINESS OF FASHIONFrancesca Bellettini
Francesca Bellettini, a CEO da Saint Laurent
BERTRAND RINDOFF PETROFF/FRENCH SELECT/GETTY IMAGESGuillaume de Seynes
E Guillaume de Seynes, vice-diretor da Hermès

O curso é bastante amplo. Cobrindo assuntos como representações de gênero, questões sociais, decodificação das silhuetas e importância da imagem, a iniciativa ainda explora o universo têxtil como fenômeno cultural e se aprofunda na relação entre moda e imprensa.

ALEXIS DUCLOS/GAMMA-RAPHO VIA GETTY IMAGES
Difusão da moda agênero é debatida nas aulas
MIKE COPPOLA/ STAFF/VIA GETTY IMAGES
Assim como a relação da indústria têxtil com mídia especializada

Apresentadas pelo professor Benjamin Simmenauer, as aulas começaram a ser postadas na última terça-feira (30/03/2020). Elas têm duração de um mês e contam com legendas em inglês, francês e espanhol.

Depois de três horas por semana e diferentes perspectivas históricas, econômicas, sociológicas e estéticas, espera-se que os inscritos compreendam, de forma interdisciplinar, a lógica da moda contemporânea. Os modelos de difusão de tendências, o comportamento do consumidor e o impacto do tempo no cenário em que vivemos também estão entre os aprendizados.

TAYLOR HILL/GETTY IMAGES
O tempo, tema da próxima exposição de moda do Museu Metropolitano de Arte de Nova York, é um dos tópicos do curso

Para participar, basta fazer um breve cadastro na plataforma FutureLearn e dar play nos vídeos e podcasts anexados na página. Os estudantes que desejam sair com um certificado da experiência podem desembolsar 54 euros para ter acesso ao documento.

“Não existem pré-requisitos técnicos. Só é necessário estar um pouco interessado no setor da moda, sem necessariamente ter feito cursos de marketing, costura ou sociologia. Eu projetei tudo para ser o mais democrático possível”, explica Simmenauer, responsável pelos conteúdos on-line do IFM.

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