Erros de decoração: 8 que você nunca deve cometer

Decorar a casa pode ser uma alegria, mas também pode trazer tristezas…

O isolamento social despertou nas pessoas um novo olhar sobre as decorações de suas próprias casas. Ficando mais tempo em casa, elas perceberam a real necessidade de cômodos mais bonitos e confortáveis.

Segundo o IEMI, em 2020,  a venda de artigos de decoração, presentes e utilidades domésticas aumentou 4,65% em comparação com 2019.

Em 2021, a tendência é apostar em ambientes mais tranquilizantes, já que você vai passar um bom tempo dentro de casa. Neste artigo, acompanhe 5 erros que você deve parar de cometer ao decorar sua casa.

Tendências de decoração em 2021

As tendências de 2021 focam em proporcionar a melhor experiência para quem está em casa. Para isso, ela utiliza elementos como:

Cores inspiradoras

Ano após ano, a Pantone anuncia as cores tendência da época. Baseadas nela, decoradores, arquitetos e pintores trazem novas caras para as casas de quem quer estar em dia com a tendência.

Em 2021 as cores escolhidas foram o Ultimate gray e o Illuminating. Ou seja, um tom mais suave de cinza para ornar com uma espécie de dourado vivo.

As cores transmitem uma mensagem de força e esperança. Fator que precisamos bastante durante esta pandemia.

Apostar na presença de plantas

Trazer elementos que remetem a natureza para dentro da sua é uma grande sacada neste ano. Segundo o Journal of Environmental Psychology, as plantas ajudam a diminuir os níveis de estresse no trabalho em 15% e a falta de atenção em até 70%, além de aumentar a produtividade em 12%.

Isso é tudo o que precisamos para passar um ano conturbado como vem sendo nos últimos tempos.

 Tons terrosos e amadeirados fazem parte do ambiente em 2021. Harmonize-os junto às plantas.

Conforto em primeiro lugar

Junto com o isolamento social, veio a necessidade de nos mantermos confortáveis dentro de nossas próprias casas. Por isso, utilizar texturas confortáveis nos mais diversos elementos do ambiente é uma grande sacada.

Entre eles estão:

  • Sofás grandes;

  • Poltronas macias;

  • Tapetes confortáveis;

  • Almofadas fofinhas.

Estilo Vintage

O estilo Vintage remete a decorações clássicas dos anos de 1920 a 1960, criando uma atmosfera mais viva e animada para a casa. A utilização de móveis antigos é um marco para esta tendência, deixando com aquele aspecto gostoso de casa de vó.

O visual Vintage vem sendo uma grande opção para quem gosta de criar alusões ao passado. Adotar esse estilo para sua casa é terapêutico e inovador, uma grande sacada para 2021.

Tendências para 2022

Em 2022 a necessidade de criar um espaço tranquilo em sua casa continua. Conheça as mudanças para o próximo ano.

Reforçar o naturalismo

Em 2021, o uso de plantas para decoração e harmonização do ambiente foi bem recebido. Agora em 2022, espera-se reforçar o uso de elementos naturais, apostando na utilização de pedras, madeiras, palha e iluminação natural, tudo para trazer um ar mais tranquilo para sua casa.

Detalhes dourados

O dourado é uma cor que representa a riqueza e prosperidade, caso que inspira as pessoas nessa reta final da pandemia. Em 2022, ele deve se manter presente nos maiores detalhes de sua casa, como:

  • Molduras de quadros;

  • Vasos;

  • Lustres;

  • Maçanetas;

  • Decorações.

Rústico e moderno

A presença de peças rústicas com a junção de artigos modernos dão uma nova cara para o ambiente. Móveis de madeira, como mesas e puffs com texturas lisas e neutras harmonizam muito bem, explore-os.

8 erros que você deve parar de cometer na decoração da sua casa

  1. Enquadrar todas as mobílias nas paredes

Mobílias bem organizadas. Fonte: Pinterest.

Os móveis podem ser posicionados em diversos locais em sua casa, principalmente para ocupar um espaço central. Utilizar somente as paredes não é uma boa técnica, isso deixa um imenso vazio no ambiente.

Não se preocupe em deixar o meio do cômodo livre para as pessoas transitarem. Crie passagens com os móveis e estabeleça limites para o trânsito.

  1. Móveis grandes

Sala compacta. Fonte: Pinterest.

Móveis grandes não são a melhor escolha para a sua casa, principalmente se o espaço que você possui é pequeno. Explorar um material mais compacto trás outro ar ao ambiente, deixando o cômodo mais amplo.

As mesas e as cômodas não precisam comportar bastante objetos, por isso devem ser pequenas. Porém, os sofás já podem ter um tamanho acrescido, para trazer um aspecto comfy para o ambiente.

  1. Tapete pequeno

O tapete enquadra todos os móveis do ambiente. Fonte: Pinterest.

O tapete deve fazer parte do ambiente e envolver as mobílias. Quando pequenos, não conseguem realizar a sua função, trazendo um aspecto desagradavel para o cômodo.

Para reverter essa situação, invista em tapetes de maiores dimensões, enquadrando-o de baixo da maior parte dos móveis presentes no local.

  1. Má iluminação

Lustre apontado para a mesa de jantar, seguido por luzes no resto do cômodo. Fonte: Pinterest.

A má iluminação traz um aspecto assombroso para o ambiente. Posicionar somente uma lâmpada no meio do cômodo não é a melhor opção, isso pode reduzir a visibilidade de áreas importantes para seu dia-a-dia, como a bancada da cozinha.

As luzes devem ser colocadas de acordo com a necessidade dentro de cada local. E em conceitos abertos, ela pode ser o fator que divide os dois ambientes, como a mesa de jantar e a sala de estar.

  1. Tudo branco

Cor branca e tons quentes harmonizando com o ambiente. Fonte: Pinterest.

Um ambiente todo branco traz uma sensação de luminosidade maior, porém, deixa o cômodo sem graça. E você não vai querer isso para sua casa.

Mesclar a tintura branco com acessórios coloridos é uma boa opção para harmonizar o ambiente. Cores mais quentes trazem a sensação de conforto, explore-as em sofás, almofadas e cadeiras.

  1. Cortinas compridas

Cortinas curtas deixando a casa mais moderna. Fonte: Pinterest.

As cortinas compridas são consideradas pré-históricas e ultrapassadas. Para deixar sua casa mais compacta e com um aspecto mais moderno, aposte nos modelos curtos e fáceis de manejar.

  1. Excesso de mobília

Cômodo pequeno, porém, bem organizado. Fonte: Pinterest.

Estamos em um tempo em que quanto menor e compacto, melhor! Evite acumular móveis desnecessários em sua casa, abra espaço em seu ambiente.

Adapte o seu espaço de acordo com o tamanho dele e harmonize as mobílias. Espaços livres permitem uma fácil circulação, o que traz total diferença no cômodo, deixando-o mais bonito.

  1. Decorações que harmonizam no ambiente

Decoração harmonizando com o ambiente. Fonte: Pinterest.

As decorações devem sempre estar de acordo com o estilo do seu ambiente. Não adianta trazer esculturas modernas para um ambiente retrô, por exemplo.

A maneira que você decora o ambiente reflete bastante na sensação de quem está no local. Observe o que harmoniza com as cores e o estilo do seu cômodo.

Um ambiente bem estruturado é o grande responsável por trazer boas sensações em sua casa. Gostou dessas dicas de decoração? Que tal dar uma olhada em móveis tendências para 2022.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui