A geladeira é um aparelho imprescindível na cozinha, que ajuda a manter os alimentos em um processo de resfriamento ou congelamento. No entanto, toda sua eficiência demanda cuidados, como o descongelamento periódico para deixar a tubulação desobstruída e potente. Veja quais os prazos para descongelar, como fazer e algumas dicas:
Quando descongelar
O ideal é que mensalmente seja feita uma limpeza e o descongelamento, mas 2 vezes ao ano é imprescindível, mesmo quando o gelo não está formado em grande quantidade. Optar pelo processo durante o verão e inverno ajuda a manter a economia de energia e o bom funcionamento do equipamento.
Um parâmetro para considerar descongelar sua geladeira, é notar a quantidade de gelo. Se ele está acima de 1 dedo, 2 centímetros, está na hora de retirá-lo. Vale lembrar que somente o freezer sem a tecnologia frost free precisa passar pelo processo, pois a mesma não junta gelo e, por isso, não necessita da limpeza periódica.
Como descongelar
O modo de descongelar ainda é uma dúvida para muitas pessoas, mas é mais simples do que você imagina. A maior preocupação é saber onde será direcionada a água do derretimento, pois ela pode sujar todo o chão da cozinha e causar transtornos. Veja como executar esta tarefa:
– Retire todos os alimentos presentes no freezer;
– Acione o botão de descongelamento ou desligue o equipamento da tomada;
– Deixe o freezer aberto para acelerar o processo;
– Após derreter um pouco, já é possível retirar o excesso do gelo com as mãos e uma espátula;
– Depois de tudo removido, basta fazer uma limpeza com pano e sabão líquido.
Dicas para descongelar com eficiência
– Programe o dia do processo para ter um local para armazenar os produtos congelados ou utilizá-los antes;
– Caso o dispenser de água, presente na parte traseira do equipamento, seja pequeno, coloque uma bacia para receber a água vinda do gelo e evite sujar toda a cozinha;
– Não use produtos de limpeza dentro do refrigerador, apenas um pano úmido com sabão neutro é o suficiente. Algumas substâncias podem estragar a superfície do freezer e ainda deixar um cheiro residual;
– Em casos urgentes, quando é preciso finalizar com rapidez, basta usar um secador para ajudar no derretimento ou colocar um recipiente com água quente. Ambos facilitam a retirada do gelo;
– Verifique a validade dos alimentos congelados, pois esse é o momento de fazer o controle e organização do freezer. Caso ele não conte com uma embalagem datada, siga as seguintes regras:
Carne bovina até 12 meses;
Carne de frango até 12 meses;
Salsicha até 2 meses;
Carne suína até 6 meses;
Peixes entre 3 e 6 meses;
Pães até 3 meses.
Vale lembrar que alimentos assados têm maior durabilidade que os crus.
Mesmo as melhores marcas de geladeiras precisam do processo de descongelamento, para manter a qualidade do equipamento e todas as tecnologias oferecidas. Quem não deseja passar por isso pode optar por um modelo frost free, que não acumula gelo, não gruda os alimentos congelados e não precisa de descongelamento.