Enem 2021: Como saber tudo sobre geografia utilizando mapas mentais

0

Memorizar o conteúdo aprendido é fundamental para ir bem em provas, principalmente em vestibulares. Basicamente, o aluno que tem bastante matérias acumuladas em sua mente,se destaca no Enem. E, para saber tudo sobre geografia, não será diferente. Para isso, é necessário muito estudo e práticas para fixar os conteúdos no cérebro 

Entre muitos métodos, os mapas mentais são uma das maneiras mais utilizadas, nos últimos tempos, para memorizar informações. Esse meio de estudo, pode ser usado em diversas matérias diferentes para obter um bom resultado em provas.

Mas, a área de humanas ganhou bastante destaque com esse método. Então, se você quer saber tudo sobre geografia para o Enem, vale muito a pena entender e saber produzir mapas mentais. Portanto, fique ligado nos conteúdos a seguir.

Benefícios de produzir um mapa mental

Quer aprender tudo sobre geografia? Então, saiba que estudar, também,  é escrever. Quando você transcreve informações acerca daquilo que foi estudado, a sua memória estará sendo forçada e o conteúdo aprendido será fixado com mais facilidade.

No entanto, produzir resumos que contenham uma alta quantidade de palavras e frases poderá dificultar a memorização. A ideia do mapa mental é simplificar as informações estudadas.

Nele, os conteúdos serão organizados e colocados em uma sequência lógica, assim o cérebro vai conseguir memorizar a matéria. Esse modelo é uma espécie de árvore e, nela, terão cores, imagens e palavras destaques. Tudo isso, é uma técnica visual que vai aumentar a fixação mental.

Portanto, muitos estudantes que querem saber tudo sobre geografia optaram por utilizar esse método. Quer aprender a fazer mapas mentais? Para isso, continue lendo.

Como fazer um mapa mental?

É possível fazer o mapa mental online ou no papel. No entanto, recomenda-se a prática no papel para uma maior eficácia. Pois, lembre-se, estudar também é escrever.  Para fazer um mapa mental que ajudará você a saber tudo sobre geografia, siga os passos:

Definir o tema principal

No centro do papel, você vai colocar o tema principal, em letras grandes, do conteúdo estudado.  Antes disso, é necessário que tenha em mente o seu objetivo e as questões que são abordadas no tema.

Para que fique mais claro em sua mente, ao longo dos passos vamos utilizar exemplos e aprimorando ele durante o processo. Então, o tema principal será: chinelo.

Definir os sub tópicos principais

Nesta etapa, você precisa saber quais são os pontos mais importantes do seu tema principal. Depois que defini-los, você vai escrevê-los, com uma letra menor em comparação ao do título, no papel com cores diferentes e ligar os subtópicos com o tema principal, utilizando setas.

No caso do tema principal “chinelo”, os seus subtópicos serão: tamanho, marcas e cores. Esses subtemas estarão ligados ao termo em destaque, através de setas.

Escrever os tópicos relacionados a cada subtópico.

Agora, é necessário escrever as palavras-chaves relacionadas a cada um de seus subtópicos. No caso do exemplo, o subtópico “cores” será ligado, através de setas, com as palavras “azul”, “amarelo” e “vermelho”.

Atenção! Este é um pequeno exemplo. Portanto saiba que não há limite para quantidade de palavras-chaves e nem para subtópicos.

 Além disso, mapas mentais são relativos de pessoa para pessoa. Então, as palavras precisam fazer sentido somente para você. E não para os outros.

Numere os grupos

Nesta etapa, você tem que numerar os grupos. Para isso, analise os subtópicos que você acha mais importante ou uma sequência melhor de memorizar as informações. Feito isso, escreva o número do lado de cada um dos subtópicos.

No exemplo “chinelo”, foi estabelecido que o subtópico “cores” é o número 1, seguido de “tamanho” e “marca”, que são os números 2 e 3.

Faça pequenos desenhos

Fazer desenhos é uma ótima forma de deixar as informações do mapa mental mais claras e isso ajudará a fixar o conteúdo de forma mais rápida. Portanto, é importante produzir um pequeno desenho ao lado de cada subtópico. Assim, você terá um mapa mental muito detalhado, organizado e bonito.

Hora de estudar e saber tudo sobre geografia!

Agora que você já sabe como produzir um mapa mental, está na hora de aplicar nos seus estudos em busca de saber tudo sobre geografia para arrasar no Enem 2022. Esse método é muito eficiente para fixar o conteúdo. Portanto, utilize ele para obter sucesso no vestibular.

O site https://www.proenem.com.br/enem/geografia/  é uma excelente fonte de informação para quem deseja saber tudo sobre Geografia, e pode ser uma ótima opção para quem deseja se preparar para o Enem.

 

anuncio patrocinado
Anunciando...