Dia dos Pais vai injetar R$ 250 milhões no comércio do Distrito Federal

Sindivarejista calcula aumento de até 5%, enquanto Fecomércio prevê crescimento de 8,69% nas vendas

 

Comemorado sempre no segundo domingo de agosto, o dia dos pais é a quarta melhor data para o comércio, perdendo apenas para Natal, dia das mães e dia dos namorados, segundo o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista). Neste ano, será celebrado em 11 de agosto e a expectativa do sindicato é de que as vendas cresçam entre 4,5% e 5%. O aumento deve movimentar cerca de R$ 250 milhões no DF.
Os dados são de pesquisa do Sindivarejista, que espera ainda que roupas, sapatos, perfumes, celulares e bebidas sejam os produtos mais procurados. O gasto médio previsto é de R$ 150. Em 2018, com aumento nas vendas de 4,5%, a média de preços dos presentes foi de R$ 140.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) está mais otimista e prevê aumento das vendas de 8,69% para a data comemorativa. Em pesquisa feita com 400 empresas de 14 segmentos distintos, 50% dos empresários se disse otimista e espera vendas maiores do que no ano passado. Além disso, 83% deles declararam não aumentar os preços neste ano.

Preço dos presentes

O preço alto é o principal aspecto apontado para rejeição de compra (74% dos consumidores desistem do presente quando o valor está acima do esperado). Em 2019, houve queda de 36% na disposição do brasiliense em presentear.
Para quem espera conseguir um emprego temporário, as notícias não são boas. Não há grandes expectativas de geração de emprego. Na pesquisa da Fecomércio, apenas 5,5% dos empresários entrevistados disseram ter intenção de realizar contratações para reforçar o efetivo do dia dos pais.
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