Jornal Times Brasília

DF investe R$ 10 milhões para implementar CNH social

Foi publicado no Diário Oficial do estado o decreto que estabelece a implementação do programa Habilitação Social, que prevê o benefício de isenção para 3 mil pessoas por ano. Serão investidos R$ 10 milhões no programa para isentar os selecionados dos custos com o curso, treinamento e emissão da CNH.

O governador Ibaneis Rocha destacou que a medida tem um objetivo claro: colaborar para que pessoas de baixa renda consigam melhorar suas condições de competir no mercado de trabalho. “Muitos não tiram a carteira para se divertir ou ir para a faculdade, por exemplo, mas sim para garantir uma renda”, destacou.

Os interessados devem aguardar por mais alguns dias, já que as inscrições para as primeiras vagas vão ser abertas em 30 dias no site do Detran-DF.

O programa vai beneficiar os interessados em obter a CNH para motos (A), automóveis leves (B), caminhões (C) e ônibus e micro-ônibus (D), além de renovação e troca pela carteira definitiva.

Com a expansão dos programas de transporte de passageiro e também de delivery, surge uma nova demanda por motoristas profissionais no mercado de trabalho.

De posse da CNH, fica mais fácil para o cidadão conseguir financiar um carro novo ou usado, por exemplo, e passar a ter sua renda própria, usando o veículo como fonte de trabalho.

Inclusive, a movimentação do mercado por carros usados já é grande. Dados da Fenabrave apontam que mais de 1 milhão de transações foram feitas apenas em outubro, um acréscimo de mais de 6% em relação ao mês de setembro.

As pesquisas por carros usados em Karvi ou mesmo no Google já estão elevadas, essa demanda pode fazer com que o preço médio de compra e venda dos veículos sofra reajuste.

O diretor do Detran-DF destaca que a medida criada pelo governo estadual tem intenção de resgatar a cidadania daquelas pessoas que não podem financiar a própria habilitação.

“Parece algo simples, mas para alguns é um sonho inalcançável. Esse é um projeto que busca a inclusão social, além de fomentar a atividade econômica desse setor”, diz Zélio Maia, diretor-geral do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

Sair da versão mobile