Curiosidades históricas de Bibliotecas Públicas do DF são registradas em vídeos

0

Com patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF, Brasília foi âncora de bate-papos com a participação de ilustradores brasileiros pelo projeto:

Encontros com Ilustradores

Ao longo de 12 encontros, artistas compartilharam processos criativos cujo alcance valorizou o hábito da leitura e fomentou o mercado editorial, objetivos da iniciativa.

Inicialmente idealizado para ocorrer presencialmente nos ambientes de estudo e ampliação do pensamento, as Bibliotecas Públicas do Distrito Federal, o Encontros com Ilustradores precisou explorar outro formato, o virtual, em razão da pandemia de Covid-19.

Presencial pelo intuito de valorizar estes espaços de cultura [as bibliotecas] ao trazer o público leitor e apreciador das artes de ilustrar publicações para suas acomodações. O desafio em cumprir com este propósito fez nascer a roteirização e edição de vídeos que os apresentassem.

Estes produtos em vídeo, que trazem curiosidades históricas e dados oficiais sobre estes equipamentos públicos, se valem como mais uma ferramenta de motivação e convite aos que ainda não os conhecem. Servem, inclusive, como fortalecimento da imagem destes espaços tão importantes para o desenvolvimento educacional e cultural.

O Encontros com Ilustradores prestigiou a Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade, a Biblioteca Pública do Guará e a Biblioteca Pública de Brasília, onde os encontros presenciais ocorreriam. Além disso, a cada uma foi doada uma estante expositora com 20 livros ilustrados.

Os debates com os artistas ilustradores estão disponíveis no YouTube. Assistir aos bate-papos é mergulhar em trabalhos de histórias em quadrinhos, ilustração científica, design gráfico, arte indígena, charge, cartoon, dentre outros, feitos sob as técnicas de xilografia, aquarela, bico de pena, pastel, colagem, gravura, ilustração digital e muitas mais.

A iniciativa, que conta com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, gerou 49 empregos diretos e indiretos. O Encontros com Ilustradores contou com as participações de Maurício PlanelRubem GriloClara VidaCiça FittipaldiMariana MassariniCaramurú BaumgartnerRoger MelloJô OliveiraFernando Lopes e Valdério Costa.

Os vídeos institucionais, que apresentam as bibliotecas públicas, são:

Biblioteca Pública de Brasília – youtu.be/FYP7gWrR8jo

Biblioteca Pública de Ceilândia – Carlos Drummond de Andrade – youtu.be/pD5x2UyvXo0

Biblioteca Pública do Guará – youtu.be/Dcswqi9Kyg4

anuncio patrocinado
Anunciando...