Crowdfunding é solução para produtores rurais impactados pela suspensão das linhas de crédito do BNDES

0

 

 

O crowdfunding ou financiamento coletivo é uma modalidade que permite a obtenção de recursos para projetos no campo. (Imagem: Freepik)

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nas últimas semanas a suspensão de quatro linhas de crédito do Plano Safra 2021/2022, que teve início no dia 1º de julho. O banco argumentou que o motivo da decisão é o “nível de comprometimento dos recursos”.

Os programas cujos recursos se esgotaram foram:

  • Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA)
  • Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro)
  • Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp)
  • Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)

Esta suspensão vai impactar de maneira significativa os produtores rurais que precisam de dinheiro para expandir os negócios no campo, principalmente aqueles mais afetados pela pandemia do coronavírus.

Mas, então, quais as alternativas viáveis para os produtores do campo em meio a este cenário? O crowdfunding pode ser a solução. Entenda melhor a seguir!

Diminuição do orçamento causou escassez de recursos

Você deve estar se perguntando: como os recursos para essas 4 linhas de crédito esgotaram tão rápido, pouco mais de um mês da vigência do Plano Safra?

Além da redução de créditos ofertados por programas emergenciais este ano em comparação com 2020, quando foram concedidos R$ 202,6 bilhões em empréstimos destinados a micro, pequenas e médias empresas contra R$ 16 bilhões em 2021, a aprovação do teto de gastos foi também responsável pela restrição do crescimento dos gastos públicos, bem como da possibilidade do governo em emitir dívida para financiar o agronegócio.

Das linhas de crédito do Plano Safra suspensas pelo BNDES, no caso do PCA, a suspensão refere-se a operações que visam o financiamento de uma ou mais unidades de armazenagem de grãos que, juntas, não ultrapassem 6 mil toneladas e com taxa efetiva de juros prefixada de até 5,5% ao ano. Já o Pronaf, a suspensão é para as linhas de crédito de investimento com taxa de juros prefixada de até 4,5% ao ano.

Apesar do impacto desta notícia, existem alternativas que possibilitam aos produtores do campo recursos para alavancarem os seus negócios de forma simples e sem burocracia, a exemplo do crowdfunding.

Como o crowdfunding pode ajudar os produtores rurais?

Crowdfunding, financiamento coletivo? Você já ouviu algum desses termos? Todos eles referem-se a esse tipo de investimento participativo que permite a união de pessoas para realizar projetos. Como isso é possível?

Por meio do crowdfunding, os produtores rurais podem ter acesso direto ao mercado de capitais e formar a própria base de investidores. Dessa forma, é possível concretizar projetos na área do agronegócio gerando benefícios para todos os envolvidos.

De um lado, os produtores do campo conseguem obter os recursos necessários para tirar os seus projetos do papel pelas modalidades dívida ou equity; do outro os investidores conseguem garantir uma rentabilidade significativamente maior do que as opções tradicionais do mercado.

Podemos destacar como principais benefícios do cowdfunding:

  • Acessibilidade e baixo custo: os produtores rurais não precisam lidar com toda a burocracia comum no sistema tradicional de financiamento;
  • Diversificação: o crowdfunding é também uma estratégia inteligente para diversificar o portfólio no setor do agronegócio;
  • Segurança: por se tratar de ativos reais que não possuem correlação com o mercado financeiro, é uma alternativa segura que protege a carteira contra o risco inflacionário.

É importante destacar que esta é uma modalidade regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Dessa maneira, quem deseja obter todas essas vantagens do crowdfunding deve buscar plataformas de financiamento autorizadas pela CVM para realizar a captação de recursos.

Em suma, apesar dos impactos causados pela suspensão das 4 linhas de crédito do Plano Safra 2021/22 pelo BNDES, os produtores do campo ainda podem conseguir os recursos de que precisam para expandir os seus negócios de forma rápida e desburocratizada por meio do crowdfunding.

 

 

anuncio patrocinado
Anunciando...