Crianças da LBV expressam sentimentos em oficina de desenho

Atividade foi ministrada pelo artista plástico Bruno Scartazzini em homenagem ao Dia do Artista

 

Um lápis preto e uma folha de papel em branco. Agora misture com a criatividade e sentimentos. Assim foi realizada a oficina de percepção artística ministrada pelo artista plástico e designer Bruno Scartazzini. A atividade ocorreu com as crianças atendidas pelo Centro Comunitário de Assistência Social da LBV na Capital Federal.

O trabalho consiste em despertar nos pequenos a criatividade utilizando poucos recursos. Apesar da ausência de cores, os desenhos encantam e emocionam pela riqueza de informações. No papel as crianças expressam sentimentos como amor, respeito, carinho e amizade.

Segundo o artista, as crianças compreenderam a atividade e conseguiram expressar, com poucos recursos, desenhos marcantes. “Os desenhos que vi realmente mostram a realidade em que elas vivem, os desejos que querem, uma mensagem positiva, o carinho. E o jeito que a criança age em relação ao papel é totalmente diferente, ainda mais com recursos mínimos. Nós não podemos dar tudo, temos que dar o mínimo para ela começar a se desenvolver e entender que só com aquilo ela consegue resolver a coisa”, destaca.

Mateus Zacarias Martins, 7 anos, estava empolgado com o aprendizado que a oficina proporcionou. “Eu gostei muito, desenhei um lego. A gente faz alguma coisa que gosta e todo mundo gosta também. Todo dia ensinam alguma coisa para nós e a gente aprende para crescer inteligente.”

Já Gabriel Campos dos Santos, 11 anos, gostou de conhecer o trabalho do artista e pode expressar os sentimentos que vivencia diariamente na Instituição.  “Achei muito legal e gratificante porque ele é um artista e deixou o trabalho dele para vir aqui dar uma aula para nós. Eu desenhei uma flor e um coração para falar do meu amor pela LBV. Eu fiz isso porque a LBV é uma acolhedora, ela ajuda muito a gente, ela é uma amiga do coração. E a minha flor representa o carinho e o coração o amor.

Futuro construído com amor e respeito

Construir um futuro promissor depende de ações e atitudes que valorizam esse desejo. Nos traços feitos por Carla Fernanda Feliciano Silva, 11 anos, a expectativa do que ela espera aliada com a alegria do dia a dia motivaram a sua criatividade em expor no papel o seu pensamento. “Foi uma experiência ótima porque eu consegui desenhar um motivo diferente, com sentimentos que a gente sente, e eu fiz alegria no papel. Eu desenhei um paraíso e, nesse paraíso, eu pensei que um dia bom poderia vir pela frente. Esse paraíso seria todo alegre, bondoso, e cheio de solidariedade. Aqui na LBV aprendo sobre respeito, bondade e solidariedade e isso é a base de uma família unida.”

Bruno Scartazzini agradeceu a oportunidade de compartilhar o seu conhecimento com as crianças da Instituição e a homenagem que recebeu pelo Dia do Artista. “Eu adorei! Eu gosto de participar, gosto de ter contato com gente que quer conhecer, aprender, gosto de gente curiosa, então, quando a LBV traz essa oportunidade para mim, eu só tenho a agradecer. Fico muito animado e lisonjeado [com essa homenagem], eu nem esperava. A gente vem com uma ação e depois tem um retorno, uma gratificação dessa, fico sem palavras. A instituição está de parabéns, fazendo uma ação social de alta qualidade, tudo pode ser criado aqui, daqui pode sair muita coisa rica. Essa atitude [da LBV] só tem a crescer e a agregar na sociedade.”

Construção de valores para uma sociedade melhor

Segundo a gestora social da LBV, Eldilene Gonçalves da Silva, “a LBV se preocupa com a formação do cidadão como um todo. Comemorar o Dia do Artista, trazendo um profissional para que ele traga sua vivência, auxilia muito no desenvolvimento intelectual e emocional das crianças e vai ao encontro da proposta da instituição com a Pedagogia da Boa Vontade trabalhada com as crianças: a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico [preconizadas por Paiva Netto] que busca o desenvolvimento integral do ser humano”, ressaltou.

Infância feliz e segura

Em seu Centro Comunitário de Assistência Social, a LBV promove gratuitamente, há mais de 13 anos, atividades com mais de 200 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, no programa Criança: Futuro no Presente! Eles recebem, diariamente, todo o atendimento necessário, como alimentação balanceada, participam de oficinas lúdicas e educativas, além de esporte, música, artes e toda atenção e carinho de uma equipe multidisciplinar, formada por educadores sociais, psicólogo, nutricionista, assistencial social e pedagogos.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na quadra 915 Sul, Asa Sul, Brasília/DF. Informações: (61) 3410-6015.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.