Covid-19 pode causar diabetes em pacientes graves, revelam estudos

Duas novas pesquisas apontam que até 30% dos pacientes graves da covid-19 podem desenvolver diabetes após cura da infecção

 

Dois novos estudos apontam que a infecção pela covid-19 pode atingir as células do corpo responsáveis por produzir insulina, hormônio que regula o açúcar no sangue, o que pode provocar o desenvolvimento de diabetes.

Um dos estudos é da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, e o segundo, da Weill Cornell Medicine, de Nova York. A estimativa dos pesquisadores é que até 30% dos pacientes graves da covid-19 podem desenvolver diabetes.

Uma análise de pacientes em todo o mundo feita pela Universidade McMaster, no Canadá, já tinha apontado que quase 15% dos pacientes com casos graves de covid-19 desenvolveram a doença.

A relação entre o novo coronavírus e a condição pode está ligada ao fato do vírus também afetar células do pâncreas, onde é produzida a insulina. A ligação foi constatada em autopsias feitas em pacientes que morreram devido à covid-19.

A constatação nos dois estudos, publicados na revista Cell Metabolism, é de que, quando o vírus Sars-CoV-2 ataca as células do pâncreas, há uma diminuição da produção de insulina, o que pode provocar o diabetes tipo 1.

Este tipo normalmente é genético e aparece ainda quando a pessoa é jovem. Nele, as células do pâncreas não produzem insulina suficiente. Assim, a glicose fica no sangue em vez de ser usada como energia.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.