Covid-19: IGESDF recebe cinco respiradores fabricados pela USP

Outros 25 equipamentos devem ser cedidos até o fim do mês, totalizando 30 aparelhos

O Hospital de Base (HB) recebeu o reforço de cinco respiradores pulmonares com tecnologia nacional de baixo custo para o tratamento de pacientes com covid-19, no sábado (1º/5). Os aparelhos foram fabricados e cedidos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a expectativa é de que mais 25 equipamentos sejam encaminhados até o fim do mês.
Batizado de Inspire, os respiradores – fundamentais para garantir a oxigenação dos pacientes – são produzidos com peças que podem ser encontradas no Brasil, ou seja, não necessitam de componentes importados. O custo de cada respirador é de aproximadamente R$ 1 mil, valor bem abaixo dos respiradores disponíveis no mercado que estão em torno de R$ 15 mil.
Transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB), os equipamentos chegaram graças a uma parceria realizada entre a Poli-USP, a Superintendência do HB e a Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), que administra o Hospital de Base (HB), além do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e das seis unidades de pronto atendimento (UPAs), que também serão contemplados com as próximas remessas de aparelhos.
CAPACITAÇÃO
Para instalação correta dos equipamentos, a equipe da USP vai  disponibilizar treinamento remoto para os profissionais que atuam nas unidades de saúde do instituto. A previsão é de que os aparelhos comecem a funcionar nos próximos dias, após o IGESDF adquirir as baterias e as equipes serem devidamente treinadas.
“O Iges agradece a parceria entre a Escola Politécnica da USP e apoio da FAB para possibilitar essa iniciativa aqui no DF”, declara a diretora da Diep, Emanuela Ferraz.  “Iniciativas como essas contribuem e melhoram diretamente no atendimento dos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS)”, completou, ao ressaltar que os projetos de pesquisa são uma prioridade no instituto.
Sobre o Inspire
O Inspire é um equipamento de suporte respiratório emergencial que atende os requisitos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e funciona como uma alternativa para suprir demanda hospitalar causada pela pandemia da covid-19. O equipamento foi projetado e desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da USP.
Os respiradores foram desenvolvidos em quatro meses por cerca de 200 pesquisadores da Escola Politécnica da USP em parceria com outros setores da universidade, como as faculdades de medicina e direito.

O modelo desenvolvido pelos pesquisadores da Poli-USP foi registrado com uma licença open source, o que significa que qualquer pessoa interessada pode acessar o passo a passo de manufatura (https://github.com/Inspire-Poli-USP/Inspire-OpenLung) e fabricá-lo. A exigência é de que se obtenha autorização da Anvisa.

Texto: Thais Umbelino – IGESDF
Fotos: Arquivo Pessoal
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.