Como será realmente a escola pós-pandemia?

Muitos professores e alunos estão sonhando ansiosamente por um retorno aos dias normais de escola. Infelizmente, isso nunca pode acontecer. Pelo menos não da maneira que estamos imaginando. Com as escolas do país já fechadas , o foco agora muda para o que precisa acontecer para garantir um retorno seguro à educação presencial. Como será realmente a escola pós-pandemia?

A logística do distanciamento social

Há muito poucas configurações em uma escola na qual as crianças mantêm qualquer tipo de distância uma da outra. Os alunos do jardim de infância brincam no recreio, os alunos da terceira série se aglomeram em volta das mesas e os alunos do ensino médio se cercam no almoço para assistir a um vídeo do YouTube.

Infelizmente, a escola pós-pandemia pode exigir distanciamento social. Isso significa que administradores e formuladores de políticas terão que ser criativos sobre a logística. A Dra. Karen Aronian , especialista em educação e colunista de pais e educadores, além de pesquisadora de políticas educacionais na Universidade de Columbia, diz: “[Isso] acontece como uma criança na metáfora da loja de doces: Aqui estão seus amigos – mas você pode ‘ não brinque com eles, compartilhe comida, cinco, sussurre, chegue perto. E esse cenário é apenas olhar para ‘amigos’ e muito menos os relacionamentos de jovens adultos que foram interrompidos pelo fechamento da escola / distanciamento social. ”

Alguns estados estão considerando uma combinação de estilos de aprendizagem. Esse “aprendizado combinado” combina a educação virtual que estamos vivendo agora com um retorno de meio período à sala de aula. Isso pode acontecer de várias maneiras, incluindo grupos alternados de crianças nos dias “A” e “B” para assistir às aulas, dividir em meio dia ou estender o dia escolar para acomodar mais turnos. Embora essas ideias não sejam finais, cada uma delas significaria uma mudança drástica na programação e no planejamento para professores, conselheiros e administradores.

Menos crianças, menos problemas?

Os professores sempre sonharam com turmas reduzidas. Mas os benefícios de turmas menores podem vir com uma troca. Ensinaremos o dobro dos períodos das aulas, a fim de percorrer a mesma quantidade de crianças pelas aulas? O tempo de instrução será reduzido pela metade para acomodar essa configuração?

No momento, não temos uma resposta. Os professores estão começando a se preparar para um horário escolar pós-pandemia muito diferente no outono e olhando para os países que já estão reabrindo para obter orientação . É possível que turmas menores signifiquem mais atenção individual para os alunos exatamente quando eles precisam.

Um respeito renovado (ou ódio?) Pelo aprendizado on-line

Nossas cinco a seis semanas de aprendizado on-line ensinaram a alunos e professores que existem vantagens e desvantagens. A discussão em sala de aula é dolorosamente ausente durante o aprendizado virtual. No entanto, alguns alunos estão mais focados do que nunca. Eles aumentaram o acesso a orientações e prazos claros e são capazes de gerenciar seus próprios horários com o apoio de suas famílias. Se você tem maior respeito ou mais desdém pelo aprendizado on-line, é provável que exista mais no futuro.

A realidade que ninguém quer reconhecer é que houve três ondas da gripe espanhola. Esta é a primeira onda. É muito provável que tenhamos que nos colocar em quarentena novamente em algum momento do ano novamente.  Os professores precisam se preparar para o desafio de longo prazo do aprendizado virtual.  Participar ativamente das sessões de DP. Assista a vídeos do YouTube. Pergunte aos seus próprios filhos. Temos que ser capazes de alternar perfeitamente entre instruções presenciais e virtuais.  Onde houver uma integração significativa da tecnologia para criar diferenciação e aprendizado individual para nossos alunos. . A tecnologia nos permitiu redefinir como e onde a aprendizagem ocorre. Nossa parceria com os pais é mais importante do que nunca, quando nos mudamos para um território desconhecido.

Um olhar mais atento à desigualdade

A pandemia revelou iniquidades no acesso à educação como nunca antes. Alguns alunos têm que cuidar de seus irmãos enquanto os pais trabalham em casa. Alguns estudantes estão se esforçando para acompanhar devido ao acesso limitado à tecnologia , especificamente a um dispositivo de trabalho e Wi-Fi.

Estamos mais conscientes do que nunca das limitações à aprendizagem e das barreiras que impedem cada criança de acessar sua educação. Quando voltarmos, grande parte de nossa atenção estará focada em preencher essas lacunas. Em todo o país, os estados e municípios se tornaram mais sérios sobre o fornecimento de acesso e dispositivos à Internet para estudantes de todas as idades, desde ônibus de estacionamento que funcionam como pontos de acesso WiFi em bairros de baixa renda até a organização de dispositivos de empréstimo para todos os alunos. Os professores podem continuar essa atenção concentrada nos alunos em risco quando voltarmos.

Reorientar a saúde mental e o bem-estar emocional

A maioria dos idosos está perdendo os principais marcos da vida e muitos alunos do ensino fundamental estão desesperados para ver seus colegas de classe. Muitos professores se preocupam com os alunos cujas únicas interações positivas com os adultos vieram desde o dia escolar. Os conselheiros estão fazendo o possível para se conectar virtualmente com aqueles que estão lutando.

Tudo isso não será facilmente esquecido no outono. A aprendizagem socioemocional pode ocupar um lugar mais respeitado em nosso currículo. Provavelmente haverá um aumento na necessidade de apoio dos estudantes por meio de conselheiros e profissionais de saúde mental. Os alunos podem se esforçar para reprogramar seu conceito de escola e lamentar o tempo perdido com os amigos devido ao distanciamento social.

O almoço, o recreio e a academia surpreendentes afastam os relacionamentos dentro do corpo discente. Os alunos normalmente contam com esses tempos de socialização de grandes grupos para que seus grupos de amigos se conectem. Algumas crianças estariam desprotegidas em termos de intimidações na escola e na falta de um grupo de amigos.

Esses desafios apresentarão uma necessidade extra de cuidados sociais e emocionais.

Independentemente de como sua agenda mudará, todos podemos esperar ambientes de trabalho mais saudáveis ​​do que nossos prédios pré-pandêmicos e o privilégio de trabalhar novamente com os alunos que sentimos falta , assim que for seguro fazê-lo. E quem sabe, talvez esses irritantes testes padronizados também desapareçam para sempre.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.