Como prevenir doenças bucais com hábitos diários

 

Cada vez mais as pessoas têm percebido a importância de estar com a saúde bucal em dia. Muito mais que uma questão estética, está também atrelado à saúde de todo o corpo, assim como o bem-estar pessoal.

 

Por conta disso, os dentistas têm sido cada vez mais procurados, aumentando o número de profissionais, assim como de tratamentos, procedimentos e produtos.

Para que você tenha a sua saúde bucal em dia, é necessário tomar alguns cuidados diários, assim como outros a longo prazo, para garantir que nenhum problema ou doença chegue a se manifestar.

Quer saber um pouco mais sobre como ter alguns hábitos diários, que podem facilmente estar atrelado a sua rotina, podem prevenir que você tenha doenças bucais? Confere esse conteúdo!

Cuide da sua higiene bucal

Essa dica parece óbvia, não é mesmo? Ainda assim, é essencial lembrar dela, principalmente quando muitos podem esquecer de alguns pequenos detalhes por conta da correria do dia a dia.

Escovação

Entre os principais cuidados, está o de escovar os dentes ao menos três vezes por dia, principalmente logo após as refeições. Dessa maneira, há um menor acúmulo de alimentos entre os dentes, que pode causar uma maior concentração de bactérias.

Não se esqueça que as escovas de dente devem ser trocadas a cada três meses. Além do seu uso diário causar um grande desgaste das cerdas, também pode ocorrer o acúmulo de bactérias com o uso prolongado.

Fio dental

Além disso, é essencial usar o fio dental diariamente. Isso porque mesmo com uma boa escovação, ainda ficam alguns alimentos entre os dentes, onde a escova não consegue alcançar. Nesses casos, apenas o fio dental pode te ajudar.

Ainda assim, esse é um ponto que muitas pessoas deixam de lado por conta do tempo. Entretanto, você pode perder alguns minutos dos seus dias para cuidar da sua saúde bucal, não é mesmo?

Quando deixamos de passar o fio dental, ocorre o acúmulo de bactérias que se forma entre os dentes. Caso essa placa não seja retirada corretamente, pode causar o tártaro, um camada endurecida do biofilme, que pode ser retirado apenas na clínica de odontologia com um profissional.

Além disso, o acúmulo da placa bacteriana é um fator determinante para que ocorra uma inflamação nas gengivas, passando desde a gengivite, um caso menos grave da doença, até a periodontite, que quando não é tratada adequadamente, pode fazer com que você perca um dente.

Enxaguante bucal

Sobre o uso do enxaguante bucal, o ideal é que ele seja utilizado quando solicitado pelo dentista. Isso porque o seu uso é indicado em apenas algumas situações específicas.

Por exemplo, se você busca a ajuda de um profissional da periodontia, um dos tratamentos que pode ser recomendado pelo dentista é o uso do enxaguante bucal. Em outros casos, podem ser usados após a realização de cirurgias para complementar a higiene.

Atente-se a sua alimentação

Sempre que pensamos em cuidar da nossa saúde, a nossa alimentação está envolvida. Isso porque ela é um elemento essencial do nosso organismo, que nos dá energia e proteção.

Com a nossa boca não seria diferente, não é mesmo?

Por isso, é muito importante prestar atenção a alguns detalhes a respeito da sua alimentação para garantir que você esteja cuidando da sua saúde bucal.

Conheça alguns alimentos prejudiciais à saúde bucal quando são consumidos em excesso:

  • Alimentos ácidos: podem causar o desgaste dos dentes, causando sensibilidade ao ingerir alimentos e bebidas muito quentes ou frios. Por exemplo, o refrigerante, frutas cítricas e o vinagre;
  • Alimentos com corante: principalmente quando já há uma corrosão dentária, pode causar manchas nos dentes e uma coloração mais amarelada. São o café, o vinho tinto e até mesmo o chocolate;
  • Alimentos ricos em açúcares: o grande vilão da saúde bucal e que está presente na alimentação da maioria da população, o açúcar provoca a cárie (doença bucal mais comum entre os brasileiros).

Ainda assim, nenhum profissional do plano odontológico vai pedir para que você pare de comer todos esses alimentos. Mas é sempre bom conter os excessos e, claro, não esquecer de escovar os dentes após as refeições.

Cuide da sua saúde

Esses são alguns cuidados diários que se tornaram fundamentais na vida de qualquer indivíduo que deseja ter uma boca saudável.

Apenas seguindo essas dicas, é possível garantir que as visitas à clínica odontológica sejam muito menos doloridas – embora não em menor frequência! Não se esqueça que o ideal é visitar o dentista pelo menos uma vez a cada seis meses.

E, no final das contas, quando você cuida da sua saúde bucal, você também economiza! 

Afinal, muitos problemas e doenças terão sido evitados, tornando a consulta com o dentista, que podem ser encontrados através dos convênios garantidos por benefícios empresariais, como também em consultas particulares, muito mais simples e econômicas.

No final do dia, tudo o que queremos é mostrar um sorriso agradável e que transpareça todo o seu bem-estar, não é mesmo? Esse é um dos principais benefícios de cuidar da sua saúde bucal!

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.