Cogna cria serviço de consultas médicas on-line para apoiar funcionários durante pandemia do novo coronavírus

Para orientar e esclarecer dúvidas de seus funcionários durante a pandemia do novo coronavírus, a Cogna, maior grupo de educação do País, criou um serviço de consultas on-line com profissionais de saúde, após a aprovação do Ministério da Saúde para telemedicina. A ideia é reforçar a prevenção à doença e oferecer acompanhamento médico a distância, evitando que o usuário se desloque desnecessariamente a um hospital e, portanto, fique exposto ao vírus.

O projeto conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais. Funciona assim: o colaborador envia a dúvida ou solicitação pelo chat de segurança e medicina do trabalho usado pela companhia, e é atendido por um enfermeiro, que fará uma triagem. Se considerar necessário, o profissional agendará um atendimento posterior por chamada de vídeo para obter mais detalhes da situação. Dependendo da avaliação, pode ou não encaminhar o colaborador para uma consulta, também via vídeo, com um dos médicos da equipe. O time de medicina do trabalho, então, realizará um acompanhamento diário por meio de ligações telefônicas e, se preciso, será feito novo agendamento com o médico.

“Nos casos identificados como suspeitos da Covid-19, são seguidos protocolos da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, que orientam o paciente a buscar serviço médico de emergência, em casos de apresentar, entre os sintomas da doença, falta de ar”, enfatiza Gabriela Diuana, diretora de Gente, Cultura e Inovação da Cogna.

O projeto está disponível aos cerca de 28 mil colaboradores da companhia, em todo o Brasil. Nesse primeiro momento, apenas funcionários das unidades da capital paulista e de Valinhos, na Região Metropolitana de Campinas – um universo de aproximadamente 4 mil pessoas -, terão acesso também às consultas remotas com psicólogos (serão, em média, 40 atendimentos semanais). A expectativa é de que esse serviço seja ampliado aos demais.

Foco no bem-estar

Além do atendimento on-line, a companhia, por meio de um Comitê de Crise criado especialmente para enfrentar o cenário do coronavírus, tem realizado diversas ações com foco na saúde e no bem-estar dos colaboradores. Um dos primeiros passos foi fazer uma curadoria de conteúdos sobre a doença, formas de prevenção e boas práticas. Em meio a tantas informações falsas que circulam via aplicativos de mensagens e redes sociais, fornecer dados confiáveis também é uma maneira de proteção.

Os funcionários têm recebido ainda uma série de dicas para que consigam passar por essa etapa da melhor maneira possível. Entre elas estão: como trabalhar em home-office; como lidar com os filhos durante o isolamento domiciliar; como encarar de forma leve esse momento; como curtir o fim de semana dentro de casa, como se exercitar durante a quarentena, entre outros.

No portal da Universidade Kroton, voltada especificamente para os colaboradores, estão disponíveis cursos com o foco em saúde emocional. Os funcionários poderão aprender mais sobre qualidade de vida; inteligência emocional no trabalho e autocoaching. Em breve, terão acesso a um curso sobre mindfulness, que apresentará, entre outros, benefícios e técnicas de respiração e meditação relacionados à essa prática.

Além das iniciativas citas, a Cogna está realizando uma pesquisa de satisfação com todos aqueles que adotaram o trabalho remoto. O objetivo é entender como está sendo a experiência e como anda a saúde emocional de cada um.

“Diante de uma crise dessa magnitude, nossa prioridade foi agir rápido para preservar a saúde dos nossos colaboradores. Temos buscado medidas que ajudem a minimizar a insegurança que um momento como esse produz e a levar um pouco de conforto aos nossos funcionários”, afirma Gabriela Diuana.

Sobre a Cogna

A Cogna é uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, proporcionando ensino de qualidade durante todos os momentos da vida dos alunos, desde o ensino básico até a educação continuada. Com atuação inovadora, a Cogna é líder no desenvolvimento e aplicação de soluções educacionais com as marcas Kroton e Platos (ensino superior) e Saber e Vasta/Somos (educação básica). Em seus mais de 50 anos de tradição, já contribuiu para transformar a vida de milhões de pessoas, e trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.