Cirurgia X envelhecimento: como são as adaptações e correções de procedimentos estéticos

 

Quem faz mais cirurgias: jovens ou idosos? Entenda sobre os riscos e como evitar arrependimentos 

 

O Brasil é o país com maior número de cirurgias plásticas estéticas do mundo, segundo o levantamento recém divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês).  

 De acordo com o censo bianual realizado pela Sociedade de Cirurgia Plástica (SBCP) – principal entidade do setor -, mesmo com a crise econômica, a quantidade de cirurgias plásticas com fins estéticos só cresce no Brasil. Em 2018, o número fechado foi de 1,7 milhão de operações.  

 60% dessas intervenções foram feitas para fins estéticos. Comparando com a última pesquisa da entidade, feita em 2016, o número de cirurgias plásticas estéticas é 25,2% maior. 

Quem faz mais cirurgias: jovens ou idosos?  

Apesar da pesquisa da SBPC mostrar que a procura de cirurgias plásticas em adolescentes cresceu 141% nos últimos dez anos, um outro dado também chama atenção: o aumento da procura deste tipo de procedimento por pessoas com mais de 65 anos. 

 O percentual de cirurgias plásticas para estética em idosos passou de 5,4% para 6,6% entre 2016 e 2018. Por ano, isso representa cerca de 70 mil a 80 mil cirurgias realizadas com o propósito de melhoria dessa parte estética.  

 Os idosos procuram mais por operações no rosto, nas mamas e o abdome, como a lipoaspiração. Uma explicação para isso é a longevidade do brasileiro, que muitas vezes chega à idades mais avançadas com a saúde plena, mas o corpo não acompanha essa mesma lógica.  

As pessoas estão se cuidando mais e buscando driblar as ações do tempo. Mas… existem riscos para esse grupo? Qual é  limite da cirurgia plástica e como ela influencia no envelhecimento? 

Exageros e Excessos 

Sim, de acordo com o cirurgião plástico americano Dr. Brian Glatt,o exagero na busca por tentar rejuvenescer pode acabar tendo um efeito contrário. É aí que entra também a importância de ter ao seu lado um profissional responsável, capaz de aconselhar o paciente se ele já foi longe demais. 

Entre alguns dos pontos ressaltados pelo cirurgião de procedimentos estéticos que podem envelhecer um paciente, estão: 

  • Muito preenchimento dérmico nos lábios: segundo ele, pode criar um visual desequilibrado. 
  • Levantar as sobrancelhas demais: pode tirar a naturalidade do rosto. 
  • Muita toxina botulínica: deixa a face “congelada”. 
  • Aumentar demais as bochechas: tira o equilíbrio da face. 
  • Remover gordura em exagero na região do pescoço, bochechas e na região dos olhos:  o volume facial é um indicador de juventude. 

Dá para voltar atrás? 

Em alguns casos sim. No preenchimento cutâneo, por exemplo, é possível fazer a reversão com o uso de antídotos, principalmente naqueles feitos com ácido hialurônico. Mas, nos casos de cirurgias mais complexas, a regra é aguardar ao menos o período de um ano para avaliar os resultados finais da primeira cirurgia. 

 Como evitar problemas com as cirurgias 

  • Entenda bem todos os riscos dos procedimentos que você vai fazer. Independente da idade, todos os procedimentos têm riscos. O seu médico deve informar todos os eventuais problemas associados, mas sinta-se responsável também para questioná-lo sobre o assunto para poder avaliar; 
  • Tenha expectativas realistas sobre os resultados.   

É natural colocar suas fichas em um procedimento que espera que vai mudar algo que você já não gosta em você. Mas, lembre-se que em muitos casos você pode ter que esperar por meses ou até um ano para verificar o resultado da sua cirurgia. É preciso ter calma e praticar a compreensão com você e o seu corpo;  

  • Busque pelo profissional certo para o seu caso. 

Assim como todos os outros ramos da medicina, na cirurgia plástica os médicos são especializados em procedimentos. Pesquise bem, procure referências do profissional e cheque seus índices de aceitação. Não caia no golpe do barato que sai caro. Você pode se arrepender e ficar com mais um procedimento estético para resolver;  

  • Siga as recomendações do pós-operatório à risca. 

Para ter uma recuperação tranquila, mantenha seu vínculo com seu médico após a cirurgia e comunique toda alteração suspeita a ele. Ignorar sinais podem causar complicações inesperadas.  

Seja para uma lipoaspiração, rinoplastia ou silicone, lembre-se sempre que sua vida é o mais importante nessa equação e a procura por bons especialistas é primordial.  

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os índices de cirurgias plásticas e está ciente de riscos e benefícios, também está mais segura(o) para ir em frente no seu desejo de mudança.  

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.