Cientista desenvolve robô que tem o peso de três grãos de arroz

0

Dispositivo considerado o mais leve do mundo pode transportar objetos que pesam com até 2,6 vezes seu próprio peso

 

Um robô em formato de besouro extremamente pequeno e que pesa 88 miligramas, o equivalente a três grãos de arroz, será incluído na próxima edição do Guinness World Records como o robô rastejante mais leve do mundo.

O dispositivo, que recebeu o nome de “RoBeetle” — junção das palavras em inglês “robot” (robô) e “beetle” (besouro) — foi criado pelo professor de engenharia Néstor O. Pérez-Arancibibia, da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos.

Mesmo sendo tão leve, o robô é capaz de executar diversas tarefas, como subir superfícies íngremes e transportar objetos que pesam até 2,6 vezes seu próprio peso. Para tal, ele é alimentado exclusivamente pela combustão catalítica de metanol.

O professor Pérez-Arancibia espera que seus robôs possam algum dia ser utilizados para resolver problemas complexos da engenharia, “seguindo o exemplo de criaturas talentosas como lulas ou ratos, que podem se espremer como líquidos em lugares apertados”

Apesar de organismos vivos, sobretudo insetos, ainda superarem seus equivalentes robóticos em quase todos os aspectos, ele espera desenvolver robôs que sejam significativamente melhores em imitar sistemas naturais até a próxima década.

anuncio patrocinado
Anunciando...