CCBB Educativo oferece atividades especiais gratuitas para bebês e crianças nas férias

Livro Vivo Ayana Carneiro

Programação de terça a domingo durante todo o mês de julho

Para o mês das férias escolares, o CCBB Educativo oferece programação especial para bebês e crianças de terça a sexta-feira, além das tradicionais atividades de final de semana. Aproveitando a época de seca, as atividades exploram também diversas obras de artes espalhadas pelo enorme e lindo jardim do CCBB Brasília.

Para bebês de 0 a 3 anos e seus responsáveis, a equipe do CCBB Educativo construiu um “mini CCBB”. Partindo do princípio de que o habitat natural dessa idade é o chão, a ideia é que, assim como os adultos percorrem os monumentos, os bebês também possam ter essa experiência. Em uma escala proporcional, eles vão passear pelo Centro Cultural e atravessar as obras de Amilcar de Castro e Hélio Oiticica engatinhando. A atividade Ateliê de Artes para Bebês inicia com um divertido alongamento feito em família.

Os que já conhecem o espaço sabem que o CCBB Brasília é um museu a céu aberto. Assim, para crianças de 3 a 6 anos, é oferecido uma visita patrimonial, voltada a explorar as obras que compõem o CCBB e sua arquitetura, conhecendo sobre a sua história e seu acervo por meio das diferentes texturas encontradas, utilizando um jogo de descobertas com um zine frotagem. Durante a atividade, o papel é posto sobre as superfícies e então é passado o giz de cera na horizontal. Com isso, a textura é transferida em imagem. A ideia é criar um olhar atento e focado nas obras e materiais que as compõem.

Ainda aproveitando o jardim, o Ateliê de Artes para Crianças, propõe uma pintura coletiva a partir da observação das obras do Jardim de Amilcar. Em um grande rolo de papel, com tintas coloridas, os participantes farão juntos uma reprodução livre do jardim.

Encerrando as atividades que acontecem de terça a sexta no mês de julho, o Teatro de Sombras foi pensado e desenvolvido para bebês de 0 a 3 anos. Os educadores criaram uma história sobre como surgiu o CCBB Brasília. O prédio, o jardim, as obras permanentes e os elementos viraram personagens. Essa história é contada no escurinho da sala do CCBB Educativo por meio do teatro de sombras. Formas e cores são exploradas utilizando luz. Os personagens são projetados em um papel translúcido em uma caixa teatro.

Durante os finais de semana, as atividades gratuitas continuam na programação. As tradicionais Hora do Conto, Livro Vivo, Pequenas e Pequeníssimas Mãos, Laboratório de Artes Visuais e Ateliê de Artes oferecem novas atividades que dialogam com o patrimônio do CCBB Brasília. As atividades são gratuitas mediante retirada de ingressos.  O Programa propõe ações com arte e educação de maneira multidisciplinar provocando reflexão, diálogo e troca significativa entre público, artista e sociedade. A programação completa e mais informações podem ser obtidas no telefone (61) 3222-0341 e no: www.bb.com.br/cultura ou https://ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/

Sobre o CCBB Educativo

O CCBB Educativo é um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Em 2023, o Programa é realizado pela Sapoti Projetos Culturais e oferece Visitas Mediadas, Laboratório de Artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, encontro com professores e eventos em datas comemorativas. As atividades oferecidas são voltadas para todos os públicos, inteiramente gratuitas.

Programação

Atividade patrimonial para crianças de 3 a 6 anos
De terça a sexta
Horário: 10h
Local: Jardim
Ingressos: Gratuito, mediante retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília
Capacidade: 10 crianças + 10 adultos = 20 pessoas
Tempo de duração: 1 hora

Teatro de sombras
De terça a sexta
Horário: 11h
Local: Sala do Programa Educativo
Faixa Etária: 0 a 3 anos
Ingressos: Gratuito, mediante retirada de ingressos no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília
Capacidade: 10 bebês + acompanhantes = 30 ingressos
Tempo de duração: 30 minutos

Ateliê de Artes para bebês
De terça a sexta
Horário: 14h
Faixa Etária: 0 a 3 anos
Local: Sala do Programa educativo
Ingressos: Gratuito, mediante retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília
Capacidade: 5 bebês + 10 adultos = 15 ingressos
Tempo de duração: 40 minutos

Ateliê de Artes para crianças
De terça a sexta
Horário: 16h
Faixa Etária: 7 a 11 anos
Local: Jardim de Amilcar de Castro
Ingressos: Gratuito mediante retirada de ingressos no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília
Capacidade: 25 ingressos
Tempo de duração: 1h

Hora do Conto
Sábados e domingos às 11h (para bebês) e 15h
Capacidade: 60 pessoas
Acesso: Gratuito, mediante retirada de ingressos no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília
Classificação etária: Livre
Local: Sala do Programa Educativo

Livro Vivo
Sábados e Domingos às 09h30 (para bebês) e 14h30
Capacidade: 23 pessoas
Acesso: Gratuito, mediante retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília
Classificação etária: Livre
Local: Sala do Programa Educativo

Livros:
– Ops, Marilda Castanha Para onde vai esse bebê? E para onde vamos, junto com ele? Essa história é contada com uma única palavra, “Ops”, acompanhando os movimentos de um bebê. Das brincadeiras do cadê-achou, das surpresas quando derruba algo ou constrói uma torre de blocos, o bebê vai descobrindo a si e o mundo ao seu redor. Uma divertida leitura para termos junto com os nossos bebês
Editora : Jujuba Editora; 1ª edição (25 fevereiro 2021)
– O livro sem figuras, B.J. Novak Esse livro não tem nada para ver a não ser palavras. Palavras que vão obrigar o leitor a fazer caras esquisitas e vozes engraçadas. Combinando simplicidade e criatividade de uma forma surpreendentemente engenhosa. O livro sem figuras inspira risadas toda vez que é aberto, criando uma experiência de diversão e interação entre adultos e crianças e apresentando às crianças a poderosa ideia de que a palavra escrita pode ser uma fonte infinita de alegria e travessuras. Um livro original e divertido capaz de transformar qualquer leitor em um verdadeiro comediante, que vai fazer as crianças implorarem para ouvir a história repetidas vezes. Editora : Intrínseca (22 maio 2015)
-Da minha janela, Otávio Júnior e Wanina Starkoff Quantas coisas incríveis podemos descobrir quando abrimos uma janela e prestamos um pouco de atenção ao mundo que nos cerca? O narrador deste livro narra cada coisa, pessoa e animal que vê da sua janela em uma favela do Rio de Janeiro. Dela ele vê cores, traços, gestos, objetos e bichos cujas vidas podem ser parecidas ou diferentes da sua, mas com certeza têm algo a ensinar. Com uma narrativa sensível e ilustrações cheias de vida e movimento, Da minha janela é um convite a todos os leitores para olharem para as vidas que nos cercam, mas, muitas vezes, passam despercebidas. Editora : Companhia das Letrinhas; 1ª edição (29 julho 2019)
-O coiso estranho, Blandina Franco (autora) e José Carlos Lollo (ilustradora) Pouco se sabe desse ser estrambótico. Palpitam que ele é um franduleiro muito conspícuo, mas também tem quem ache que ele é apenas um chafalhão que gosta de ir a pangalhadas. Seja como for, esta elucubrante história de Blandina Franco, ilustrada com grãos de areia por José Carlos Lollo, deixará o leitor assarapantado e cogitabundo, que são as melhores coisas que as histórias fazem por nós… Editora : Companhia das Letrinhas; 1ª edição (28 julho 2014) A cor de Coraline, Alexandre Rampazo Coraline ouviu de Pedrinho a pergunta que achou difícil: me empresta o lápis cor de pele? Aí começou a aventura da menina que fica indagando qual seria a cor da pele. Ela olhou todas as cores de sua caixa de lápis. Pequena, tinha apenas doze. Coraline repassou todas as cores e descobriu maravilhada que cada cor de pele é bonita, cada cor tem uma razão, cada cor significa uma pessoa, um jeito de ser. De cor em cor, ela percebeu que não importa o tom de pele, todos são iguais. E então também soube que linda é a cor de sua pele. Assim, Alexandre Rampazo mostrou a diversidade e a unidade deste mundo. As cores não servem para diferenciar, mas para tornar tudo mais belo. Imagine a monotonia de um mundo cheio de gente de uma cor só? A beleza é a multiplicidade. Daria para Rampazo fazer meninos e meninas com todas as cores do mundo? Editora : Rocco Pequenos Leitores; 1ª edição (10 abril 2017)
-O ponto, Peter H. Reynolds (Autor), Monica Stahel (Tradutor) Faça só uma marca e depois veja no que dá. Vashti diz que não sabe desenhar. A professora acha que ela sabe. A professora sabe que todos são capazes de criar. Onde há um ponto, há um caminho… Este livro mostra que todo o mundo tem uma marca para deixar em algum lugar. Editora : WMF Martins Fontes; 2ª edição (3 setembro 2019)
-Crocodali, Luci Volpin Crocodali, o pintor mais talentoso do mundo, precisa da sua ajuda para criar mais uma obra-prima. Vire o livro! Agite! Assopre para ajudar a espalhar a tinta! Não se esqueça de fazer exatamente o que Crocodali lhe diz! Senão… Este livro interativo despertará a curiosidade da criança! Enquanto ajuda Crocodali a pintar sua obra-prima, ela poderá expressar seu lado criativo e aprender a apreciar arte. Editora : Saber e Ler; 1ª edição (1 março 2019)
-O quadro, Albert Arrayás (Autor), Marcia Alves (Tradutor) E aquele quadro, hein? Você viu? Todo mundo está falando dele. Quem foi que pintou? O que aquelas imagens representam? É impactante, sem dúvida! Dá o que pensar… O quadro mostra como é o dia dentro de um museu contemporâneo. E convida crianças (e adultos também!) a refletir sobre o que move a arte e os artistas, e quais são os efeitos das obras em nós. Ilustrado sob o ponto de vista subjetivo da obra de arte mais valiosa de um museu, O quadro nos apresenta personagens que fazem parte de seu dia a dia e introduz conceitos artísticos como a técnica, o sentido estético e o valor de uma obra, de uma forma leve e divertida, transformando os pequenos nos grandes protagonistas desta incrível história. Um livro de referência essencial na biblioteca de qualquer amante das artes. Editora: VR Editora; 1ª edição (4 março 2020)

Pequeníssimas Mãos
Sábados e domingos às 10h
Acesso: Gratuito, mediante retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília
Classificação etária: 0 a 3 anos
Capacidade: 5 bebês + 10 adultos = 15 ingressos
Local: Sala do Programa Educativo

Pequenas Mãos
Sábados e domingos às 13h
Acesso: Gratuito, mediante retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília
Classificação etária: 3 a 6 anos
Capacidade: 12 crianças
Local: Sala do Programa Educativo

Laboratório de Artes Visuais
Sábados e Domingos às 17h
Acesso: Gratuito, mediante retirada de ingressos no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília
Classificação etária: A partir de 7 anos de idade
Capacidade: 08 pessoas
Local: Sala do Programa Educativo

Ateliê de Artes
Sábados e Domingos às 19h
Acesso: Gratuito, mediante retirada de ingressos no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília
Classificação etária: a partir de 15 anos
Capacidade: 08 pessoas
Local: Sala do Programa Educativo
Obs.: Os imãs não danificam as obras e ao longo do processo da ação é destacado que não é permitido fazer o mesmo fora da atividade.

Ateliê Aberto
Sábados e domingos, das 10h às 17h
Acesso: Gratuito, mediante retirada de ingressos no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília
Classificação etária: Livre
Local: Sala do Programa Educativo

Saiba mais da programação: www.bb.com.br/cultura ou https://ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/

Link de fotos:

https://onedrive.live.com/?authkey=%21AAHJc9HQJZi75nw&id=8B0FCCE1CBA7B3BE%215236&cid=8B0FCCE1CBA7B3BE&parId=root&parQt=sharedby&o=OneUp

 

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/17yvFTLANoMKiWNs0b1I2tWv2wzCesasu

Programa CCBB Educativo DF

61 32220341

agendamento.df@programaccbbeducativo.com.br

https://programaccbbeducativo.com.br/

Serviço:

 

Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil – Distrito Federal

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF – Tel.: (61) 3108 7600

Consulte a programação em www.bb.com.br/cultura ou

https://ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/

Classificação indicativa: livre

 

Informações para Imprensa

Tato Comunicação

Jaqueline Dias – 61 99988.9618

jaque.tato@gmail.com

Cíntia Rogner 61 9213.9013

Tato.mkt.imprensa@gmail.com

 

Assessoria de imprensa do CCBB Brasília: Patrícia Gomes Serfaty; patriciaserfaty@bb.com.br; Tel.: (61) 3108 7600 / (61) 9955 70703

 

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo, das 09h às 21h.

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF – Tel.: (61) 3108 7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br

Site/ bb.com.br/cultura

Facebook/ccbb.brasilia

Twitter/ @ccbb_df

Instagram/ccbbbrasilia

Youtube/ Bancodobrasil

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.