A Universidade Católica de Brasília, a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (SETUR-DF) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) firmaram parceria para realizar um estudo com diagnósticos e identificação de consumo e estrutura da economia criativa no Distrito Federal. Em cerimônia realizada na sexta-feira, 12, o reitor da Universidade Católica, Ricardo Callegari, o presidente da Fecomércio, José Aparecido Freire, e o presidente da Câmara de Economia Criativa do DF, Pedro Affonso Franco, se reuniram no Brasília Palace Hotel para oficializar o início do trabalho de pesquisa.
A cerimônia foi conduzida pelo professor Alexandre Kieling, do Mestrado do Mestrado Profissional de Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica, que irá coordenar a pesquisa, juntamente com professores, mestrandos, pesquisadores e estudantes de iniciação científica da Universidade. A cerimônia contou também com secretário executivo da SETUR, Rodrigo Pais, e a deputada distrital Julia Lucy, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CL-DF). A deputada Julia Lucy e o deputado Reginaldo Veras destinaram emenda parlamentar para realização do projeto.
Os participantes elogiaram a iniciativa e se propuseram a colaborar para que o mapeamento e diagnóstico da economia criativa no DF seja o mais fidedigno possível, e que os dados possam ser convertidos em políticas de incentivos ao desenvolvimento deste setor no estado.
A execução da pesquisa é uma antiga demanda do trade turístico, reforçada pela Câmara de Economia Criativa da Fecomércio e por todos os setores nela representados. A proposta efetiva uma articulação e aproximação do setor produtivo, do setor público e setor acadêmico. Após toda a pesquisa realizada, a Universidade Católica de Brasília irá entregar um documento final com um prognóstico sobre a economia criativa do DF, apontando caminhos de desenvolvimento e possíveis áreas de atuação para o setor de comércio e serviços e investimentos do setor público.
Segmento em crescimento
A Economia Criativa é um segmento da economia na sociedade que tem como característica a produção, e que busca estabelecer uma relação entre a tecnologia, a inovação, cultura, criatividade e sustentabilidade. São ramificações onde o ato criativo e o desenvolvimento da economia convergem, como nas artes visuais, artes dramáticas, música e outras expressões culturais, publicidade, mídias digitais, serviços criativos como design e arquitetura, gastronomia, entre outros segmentos.