Campanha pede ajuda para manter a Livraria do Chico, na UnB

0

Ideia é ajudar Chiquinho, conhecido livreiro da UnB: leitores compram vale e podem retirar livro no mesmo valor

 

A pequena Livraria do Chico é ponto conhecido na ala norte do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). No entanto, em tempos de pandemia do novo coronavírus, a loja de livros de Francisco Joaquim de Carvalho, o Chiquinho, 60 anos, não está imune aos efeitos da crise.
O período tem sido difícil para o livreiro, que preserva a simplicidade e não costuma lançar mão de tecnologias. A situação, entretanto, despertou a solidariedade de pessoas próximas, que realizam uma campanha para ajudar Chico.
Por meio da iniciativa “Vamos ajudar nosso livreiro Chiquinho?”, leitores podem adquirir vales para retirar livros na loja, que é exemplo raro de longevidade cultural há 40 anos. A retirada poderá ser feita assim que o estabelecimento reabrir. A família de Chico espera tirar a poeira dos livros a partir do dia 4 de maio, quando está prevista a reabertura do comércio, no DF.

Para participar, é necessário realizar uma transferência bancária para a conta do livreiro e enviar o comprovante, via Whatsapp, para sua filha, Bruna Carvalho (confira em serviço). “É um voucher, um vale-livro. A pessoa paga o valor que quiser e tem direito a retirar uma obra na mesma faixa de preço. Vamos ter uma lista com os dados das pessoas, na loja. É só ela chegar e confirmar a transferência”, explica Bruna.

Enquanto aguarda a volta às atividades, Chiquinho segue grato e esperançoso. “É um momento muito difícil. Mudou tudo. De março para cá, mudou todo o comportamento das pessoas. Tanto no sentido psicológico quanto humano. É muito tempo parado, esperando os acontecimentos. Mas a gente tem que ir atrás desse tempo perdido. Para mim, será uma dádiva voltar em breve. Eu sou livreiro antigo e gosto de atender as pessoas pessoalmente. Acho que vai dar tudo certo”, conta Chiquinho.
“Essa ajuda (da campanha) é muito importante para mim. A solidariedade é uma das coisas mais importantes que temos hoje. Assim como a amizade dos leitores”, pontua o livreiro.
 
Serviço
Conta do Chiquinho (Banco de Brasília – BRB)
Agência: 219
Conta corrente: 121574-7
Nome completo: Francisco Joaquim de Carvalho
CPF: 261762971-68
Telefone (enviar o comprovante, via Whatsapp): 98662-2701
anuncio patrocinado
Anunciando...