Caesb participa da Semana de Ciência e Tecnologia

Companhia leva diversas atividades para o evento, como estandes educativos e o Expresso Ambiental

 

 

Em cartaz até domingo (27) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) oferece, entre seus destaques, a participação da Caesb. A companhia marca presença com um estande de 50 metros quadrados e com o Expresso Ambiental, um ônibus dedicado à educação ambiental.

O Expresso Ambiental é uma atração que desperta a curiosidade de crianças e adultos. Em suas instalações, uma maquete de seis metros mostra como entender o ciclo do saneamento, desde a captação de água no manancial até a devolução do efluente tratado no corpo hídrico.

São contemplados diversos aspectos, como a proteção de mananciais, o saneamento rural e urbano, as estações de tratamento de água e esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos, uso consciente da água (instalações hidráulicas e prediais) e até mesmo o manejo do lodo de esgoto que, atualmente, é utilizado pela companhia na recuperação de áreas degradadas.

Segundo a Caesb, essa ferramenta foi criada para enriquecer o atendimento à comunidade, principalmente as escolas, incentivando o debate sobre o consumo consciente de água e a importância da participação da sociedade no bom funcionamento dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário.

Jogos e informações

No estande da companhia, os visitantes têm acesso a diversas informações e atividades. Uma é a maquete com as oito bacias hidrográficas que nascem na região. Outra atividade é o jogo da trilha, que tem como objetivo ensinar às crianças o uso consciente do sistema hidrossanitário de uma casa de maneira lúdica.

A Caesb também expõe um minilaboratório de microbiologia, para despertar adultos e crianças sobre as técnicas laboratoriais, por meio de demonstração das análises de controle de qualidade da água para os parâmetros de turbidez, pH, condutividade, cloro residual livre, coliformes totais e E. Coli., além da técnica de cromatografia.

 Ciclo da água

O lago Paranoá é outra atração no estande da companhia. Nesse módulo são apresentados vários conceitos, como eutrofização, meio eutrófico e oligotrófico. Além disso, a história do lago Paranoá é contada desde sua criação até os dias de hoje, passando por períodos de poluição e técnicas de reversão desse quadro. No estande também é possível conhecer uma membrana de ultrafiltração, tecnologia de ponta utilizada no tratamento de água da Caesb.

A companhia expõe ainda terrários, para introduzir o conceito de ciclo da água, economia e proteção de mananciais. Há módulos de assoreamento que explicam como se dá o assoreamento na prática, trazendo a importância da proteção de mananciais.

Projeto aprovado

A Caesb participou de seleção pública e apresentou proposta à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) com vistas à obtenção de financiamento para promover eventos de difusão científica e popularização da ciência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019.

Elaborada pela analista de sistemas de saneamento Karina Bassan, a proposta foi aprovada com nota final de 97,5. Com a pontuação, a companhia recebeu R$ 48.955, recursos aplicados em melhorias na estrutura para a educação ambiental e na montagem do estande. A mostra é aberta ao público, sendo a visitação das 9h às 20h, até sábado; e das 10h às 20h, no domingo.

Com informações da Caesb

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.