Brasil mira exemplo internacional de seguros

Como disse Winston Churchill, em meados do século XX, “Se me fosse possível, escreveria a palavra seguro no umbral de cada porta, na fronte de cada homem, tão convencido estou de que o seguro pode, mediante um desembolso módico, livrar as famílias de catástrofes irreparáveis”. O visionário e ex-primeiro-ministro do Reino Unido, citou o que hoje é um mantra para o mercado segurador e uma das frases mais lembradas por Geniomar Pereira, diretor Comercial da Rede Lojacorr.

O diretor, que possui 36 anos de carreira no mercado segurador e 16 anos de gestão, conta que em mercados seguradores mais maduros, a figura do corretor vende proteção, e não seguros. Nos locais de 1º mundo, tais como Estados Unidos, Japão e Europa, a abrangência segurada passa de 90%, o que representa que esse percentual da população possui algum tipo de seguro. No Brasil, esse número é de 10%. “Temos muitas oportunidades, já que são mais de 180 milhões de contatos a serem feitos”, cita.

O cenário mundial é de crescimento do seguro. Em 2019, pesquisas apontavam o melhor momento do mercado segurador no Brasil, que fechou o ano com crescimento em torno de 12%. O diretor explica que o principal desafio é estender a abrangência segurada e, para isso, atingir o cliente, conhecendo-o. Saber em que momento ele está hoje e de que forma ele quer ser contatado, sendo um consultor desse cliente. “A percepção humana é insubstituível no nosso mercado e também para todos que trabalham neste segmento. Se você consegue entender o cliente, você passa a compreender suas necessidades reais. Inclusive, para conhecer melhor o cliente, existem hoje diversas formas. Uma boa conversa e uma pesquisa nas redes sociais já mostram preferências e características. Quando o vendedor é assertivo, sua chance de fechar negócios é de 90%”, ressalta Geniomar Pereira.

O diretor, que é também um estudioso do mercado internacional e do cenário mundial, suas culturas, similaridades e diferenças, declara que a figura do corretor de seguros é significativa em todas as regiões que ele estudou. Por isso que, segundo ele, o Brasil está caminhando no rumo certo. As características culturais latinas são de aproximação e empatia. “Já as plataformas online em todo o globo não são uma ameaça, mas servem de ferramentas para ampliar negócios e angariar leads, diz.

Em relação à cultura do seguro, Geniomar Pereira conta que na oportunidade que esteve no Lloyd’s of London, a maior indústria de seguros e resseguros do mundo, onde operam milhares de profissionais da área, havia um sino no meio do pátio do prédio, que despertou a curiosidade do diretor. Num determinado dia, tocaram o sino, ele perguntou o que havia acontecido e responderam: “‘Saved by bell (salvo pelo gongo)’, que representava a comemoração da cobertura de um grande sinistro segurado, essa é a cultura da proteção daquele País”, conta.

Tanto quanto os grandes riscos, existem mercados do microsseguro, um bom exemplo é o modelo de sucesso na região Continental da América Central, onde está a Costa Rica e Nicarágua, um case realizado com apoio da Fundação Bill e Melinda Gates, que é uma instituição filantrópica criada por Bill Gates, fundador e ex-presidente da Microsoft, e a sua esposa, Melinda Gates). Ao buscar trazer para o Brasil, Geniomar Pereira explica que o projeto esbarrou no meio de cobrança, que é feita na América Central por contas de consumo. Esses produtos custam no máximo U$ 2 (dois dólares) e poderia ajudar muito a população carente. “No Brasil, uma pequena cobertura que pudesse auxiliar uma família a passar pelo momento da perda de um ente provedor, já seria uma mudança cultural imensa, que poderia virar a chave do país em relação à criminalidade e ao abandono social. Por isso, na Lojacorr estaremos sempre buscando formas de ajudar o brasileiro a se proteger mais e melhor. Dentro deste propósito, aumentamos os índices dos produtos comercializados, que crescem 37% em 2020”, declara o diretor.

Sobre a Rede Lojacorr: A Lojacorr é a maior Rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil. Por meio do seu modelo de negócios disruptivo, realiza a intermediação entre corretoras de seguros e as seguradoras, disponibilizando suporte operacional, comercial e estratégico. Fundada em 1996, a empresa se dedica para oferecer as melhores soluções em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente em 22 estados e no Distrito Federal, por meio de 55 Unidades de Negócios, as 360 mil apólices ativas, foram comercializadas por 3.330 profissionais de seguros, que atuam em mais de 3600 municípios. Tendo como sede administrativa, Curitiba (PR) e sede comercial em São Paulo (SP), a Rede Lojacorr conta também com 220 colaboradores. A Rede Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul e é certificada pelo Great Place to Work.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.