Arraiá Saudável – nutricionista dá dicas para se deliciar em casa e sem culpa 

 

Essa época do ano é sempre farta de guloseimas e comidas típicas dos “ arraiás”. Embora não estejam acontecendo da forma tradicional, em meio ao isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus, as comidas típicas não foram esquecidas e não ficaram de fora da casa do brasileiro. Seja por meio dos kits que estão sendo entregue por delivery ou o preparo em casa.

Este evento tradicional é delicioso em todos os sentidos e uma boa oportunidade de se divertir em família. Mas para quem quer manter a boa forma e seguir uma alimentação saudável durante a temporada de São João, o nutricionista Daniel Novais cita algumas boas escolhas para aprender a tornar as receitas mais balanceadas.

Ao preparar os quitutes utilize com moderação açúcar, gordura e sal. “Em vários pratos podemos reduzir ou trocar alguns ingredientes sem perder o tradicional paladar desta época do ano”, afirma o nutricionista.

 

O destaque do arraiá, quando se fala em benefício nutricional é o milho. Cozido, em forma de pipoca ou pamonha, o alimento é rico em carboidratos – nossa principal fonte de energia, minerais, vitaminas do complexo B, fibras e antioxidantes.

Ao preparar a canjica, evite utilizar leite condensado e reduza o açúcar. A canela dá mais sabor ao prato e é um termogênico natural. Para a galinhada ou arroz carreteiro dê preferência a temperos naturais.

Pé de moleque e paçoca são duas das delícias que não podem faltar no arraiá, e o amendoim é a estrela desses doces. Mas quando pensamos nele, logo vem à mente o sinal de alerta lembrando da dieta.  “O amendoim é calórico, sim, mas é também bastante nutritivo, sendo rico em vitamina C, potássio, magnésio, ferro e fibras. Consuma sem exageros,” aconselha Daniel Novais.

No bolo de milho, reduza o açúcar da receita pela metade e dê preferência aos óleos vegetais. Quem gosta de arroz doce e canjica levanta a mão!!  Assim como o milho, esse cereal oferta doses generosas de carboidrato. Tente não pesar a mão no açúcar e dispense o leite condensado dentro do possível. Outra boa dica para dar um sabor especial a esses pratos é adicionar raspas de laranja e canela.

O pinhão é uma semente extremamente rica em nutrientes como cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A e C e proteínas, aposte!

Mesmo com tantos cuidados, há sempre aquela chance de exagerar. Para Daniel Novais, o importante é não se desesperar e procurar retomar uma alimentação variada, equilibrada, com bom consumo de água, além de manter uma rotina de atividades físicas.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.