Alimentação Saudável Em Casa Sem Cozinhar: As Melhores Opções De Comida Saudável No Aplicativo

O mundo está cada vez mais digital — e, conforme o número de usuários de smartphones cresce sem parar no Brasil, os aplicativos prosperam num mercado sem igual.

(Fonte:  Statista Research Department)

Além do crescimento natural do número de usuários, outra tendência veio acelerar ainda mais este processo: a pandemia de COVID-19.

No ano de 2020, com a pandemia em pleno curso, muitas pessoas se viram obrigadas a ficar em casa, e mudaram bastante seus hábitos de consumo: ao adotarem massivamente as compras online, não foi só o varejo de produtos e serviços que se beneficiou — mas também o ramo da alimentação.

Isso porque os já populares aplicativos de pedir comida — como iFood, Uber Eats, Rappi, dentre outros — viram um grande aumento na demanda.

Ao mesmo tempo, diversos estabelecimentos que antes funcionavam principal ou majoritariamente no presencial tiveram de criar ou amplificar sua presença online.

O encontro destas duas tendências levou a níveis nunca antes vistos de pedidos de comida via aplicativos, e as empresas que fornecem estes serviços surfaram e lucraram com esta nova onda.

No entanto, para os consumidores e clientes, isso nem sempre foi positivo.

Pois, por um lado, eles puderam degustar seus pratos e preparações favoritas do conforto de seus lares.

Porém, por outro lado, o efeito na saúde e na boa forma não foi muito positivo: com a alimentação em casa, e as academias fechadas, a tendência de boa parte das pessoas foi a de comer compulsivamente e ganhar peso durante a pandemia.

Mas o fato é que pedir comida no aplicativo não necessariamente é ruim para a saúde.

Pois existem boas opções alimentares nos principais apps de delivery de comida — e vamos ver aqui as mais comuns.

Opção saudável #1 — Sashimi / temaki (muitas vezes, sem arroz)

Não costumamos associar a culinária japonesa a dietas para perder peso, não é mesmo?

No entanto, boa parte das calorias da alimentação oriental vêm do onipresente arroz: ele é um alimento que é uma boa fonte de energia — porém dificilmente trará saciedade e um bom aporte de nutrientes na sua refeição.

Neste sentido, a dica é aproveitar justamente a parte mais saudável da refeição: os peixes.

Sashimis são boas opções, além de temakis sem arroz.

Alguns estabelecimentos de cozinha japonesa passaram a oferecer opções como arroz de couve-flor para atender ao público que aprecia a textura do arroz, mas não tanto assim sua grande quantidade de carboidratos.

Opção saudável #2 — Ceviche

Outra opção de comida saudável no aplicativo e que aposta nos peixes para trazer nutrição e sabor a você vem diretamente do Peru.

Isso porque o ceviche é um prato típico destes locais, baseado em peixes marinados no limão, e acompanhado de cebola, pimenta, ou temperos.

Com ingredientes saudáveis — peixes brancos e legumes — o ceviche é uma ótima opção, e que pode ser degustada sem culpa em sua casa, além de ser perfeito para refrescar em dias de calor.

Opção saudável #3 — Poke

Ainda outra opção baseada em peixes, desta vez originária do Havaí, consiste em peixe cru cortado em cubos, geralmente acompanhado de outras iguarias.

Neste contexto, o que vai definir se o poke será uma saudável são os acompanhamentos: frutas pobres em açúcar como abacate, morango, ou coco são acompanhamentos comuns, pouco processados, e muito saudáveis.

Enquanto cream cheese e arroz são opções mais ricas em energia (na forma de gordura e de carboidrato, respectivamente).

Opção saudável #4 — Espetinho

Quando falamos de alimentação saudável, você não está limitado aos peixes.

Pois mesmo os espetinhos podem ser uma boa opção saudável de comida via aplicativo. Eles são uma das opções mais rápidas e econômicas de todas, sendo que você tem mais chances de acertar ao preferir os espetinhos com maior teor de proteínas — isto é: espetinhos de carne, frango, porco, e até mesmo queijo coalho são boas opções.

Já o pão de alho provavelmente deve ficar de fora da lista se o seu objetivo é emagrecer.

Opção saudável #5 — Churrascarias

E, além dos espetinhos, você ainda pode degustar belos cortes de carnes em casa ao pedir comida no aplicativo.

No caso, além dos cortes comuns no Brasil (picanha, alcatra, fraldinha, maminha), várias casas de carne têm incorporado cortes diversos em seus menus, como tomahawk, ribeye, brisket (cortes americanos) e ojo de bife e bife de chorizo (cortes argentinos), e muitos outros.

Novamente, a atenção deve ser aos acompanhamentos: você já está saboreando uma opção suculenta de carnes (e a carne vermelha é sim um alimento muito saudável), então o ideal é complementar com salada ou legumes — e não com arroz ou massas.

Conclusão

Muitas vezes, pedir comida em aplicativos é conveniente e saboroso.

Com as informações deste artigo, agora você sabe que pedir comida via apps também pode ser algo altamente saudável.

Conheça também outros aplicativos de celular que ajudam a emagrecer.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.